Medicina legal

A Medicina Legal tem como finalidade fornecer juízos esclarecedores para a Administração da Justiça. De fato, não são raras as ocasiões em que o saber médico tem repercussões sociais e jurídicas. Assim, de forma integradora, a Medicina Legal conjuga o conhecimento da Medicina com outros conhecimentos para, dessa forma, poder resolver situações complexas, as quais não poderiam ser solucionadas de maneira adequada sem a junção interdisciplinar de saberes. A Medicina Legal procura tornar compreensíveis aspectos essencialmente biológicos de um fato para que se possa interpretar questões de ordem médica debatidas no âmbito do processo jurídico.

A Medicina Legal – dado seu caráter de disciplina que enquadra normas jurídicas, métodos, técnicas e procedimentos específicos para auxiliar a resolução de questões médicas relevantes do ponto de vista jurídico –, posto que parte da Medicina, tem enorme importância prática para o profissional do direito. Nesse sentido, a Especialização pretende fornecer aos estudantes o instrumental teórico para o desempenho da prática jurídica nas questões envolvendo aspectos médicos, tais como os tópicos estudados em deontologia médica, patologia forense, tanatologia, sexologia forense e psiquiatria forense.