Nossa história

A origem do Grupo Ciências Criminais se deu com o Curso de Especialização em Ciências Criminais, o qual, por sua vez, nasceu a partir de duas constatações. Primeiramente, na tendência de que os manuais e cursos de direito penal e processual penal convertam-se em códigos comentados e outros materiais de consulta. Tal tendência, embora relevante para a prática jurídica, reflete-se na forma (e, consequentemente, na qualidade) de ensino dessas matérias, pois foca-se cada vez mais na exegese, em detrimento da dogmática. A dogmática estimula a criação e o pensamento crítico por parte de quem a realiza. A exegese não, ou quase nada. Em segundo lugar, constata-se que a compreensão do fenômeno criminal está ainda pautada quase exclusivamente no direito penal e processual penal. O ensino desses campos do direito têm ignorado, grandemente, a salutar interferência dos conhecimentos da criminologia e da política criminal para a melhor apreensão do fenômeno delitivo e do próprio sistema de justiça criminal.

Em vista de tais constatações, os Professores Cláudio do Prado Amaral e Eduardo Saad-Diniz desenvolveram um Curso pautado na interdisciplinaridade, tecnologia voltada ao ensino e métodos pedagógicos comprovadamente positivos nos processos de ensino-aprendizagem.

Com vasta experiência em suas áreas, os coordenadores elaboraram um Curso que engloba de maneira ímpar os grandes temas das Ciências Criminais. Ademais, em suas trajetórias de excelência, os professores puderam estabelecer contatos com prestigiadas referências – nacionais e estrangeiras – das Ciências Criminais. Dessa forma, com a participação constante de pesquisadores reconhecidos, garante-se não só a contemporaneidade dos temas estudados, mas também o padrão de excelência global da Especialização.

Assim, desde 2019 desenvolvem-se os Cursos em Ciências Criminais – FADEP-USP. Desde então, tivemos a oportunidade de verificar o impacto do curso nas vidas de nossos alunos. Com efeito, para além de resultados práticos em sua atuação profissional, muitos descobriram um forte interesse pela pesquisa e, atualmente, desenvolvem dissertações de mestrado e teses doutorais.