Sobre a Especialização

A Justiça criminal brasileira padece de um grave cenário de superencarceramento, com estatísticas alarmantes que já superam os 716.000 encarcerados. E o nível de vulnerabilidade do preso no Brasil é preocupante, em cenário anacrônico com presença marcante dos delitos de tráfico de entorpecentes e pequenos delitos patrimoniais.

Por outro lado, faz-se imprescindível observar as teses modernas que desenvolvem novas técnicas de investigação, buscando acompanhar a sofisticação do direito penal econômico. Desde os grandes esquemas fraudulentos e os recentes escândalos de corrupção, a responsabilidade penal empresarial assumiu protagonismo no debate público nacional, de tal forma que a especialização do jurista surge como necessidade para repensar o modelo brasileiro de segurança pública e desenvolvimento socioeconômico.

O curso de especialização em Ciências Criminais propõe-se a estimular novas alternativas à Justiça criminal, orientado pelas demandas de atualização profissional e pela discussão de excelência acadêmica que habilitem o aluno a uma intervenção qualificada e orientada por uma formação humanista.

O curso mantém o firme propósito de estabelecer vínculos entre a pesquisa científica e a necessidade de oferecer alternativas práticas inovadoras ao Sistema de Justiça Criminal brasileiro, voltando-se a áreas estratégicas do direito penal, processual penal, política criminal e criminologia, nem sempre abarcadas com suficiência no currículo obrigatório das instituições brasileiras de ensino superior.

Além disso, a especialização em Ciências Criminais oferece a possibilidade de habilitação em didática do ensino superior, conduzida por profissionais de expertise e reputação na área, que tem por finalidade a capacitação de quadros. Cumpre à Universidade de São Paulo, integrando docentes de expertise nacional e internacional, criar estes espaços de formação e capacitação de profissionais que possam efetivamente provocar melhorias nas ciências criminais brasileiras.