Site da USP

Inscrição 2021

A inscrição no processo seletivo 2021 será toda digital, acessando os formulários disponíveis no sub-menu da página Inscrição 2021. Os formulários somente ficarão disponíveis para preenchimento durante a semana de inscrições.

COMPROVAÇÃO DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA – Edital AC e PAA

No processo seletivo 2021, a proficiência em língua estrangeira (inglês, espanhol, francês ou italiano) deverá ser comprovada no ato da inscrição. Os exames internacionais aceitos pelo PPGArq – MAE/USP são:

a. Inglês: TOELF IBT (79); TOELF ITP (550); IELTS (6.0); ESLAT (600); Cambridge FCE ou CAE (B2); Michigan ECCE ou ECPR (intermediário)
b. Francês: DALF ou DELF ou TCF ou TCF-CAPES (B2)
c. Espanhol: DELE (B2); SIELE (C1)
d. Italiano: ProfLS (50%); TESTE DO IIC (B2)

Quem não tiver os certificados de proficiência internacionais aceitos pelo programa, poderá fazer a prova de proficiência em língua estrangeria pelo Centro Interdepartamental de línguas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH/ USP).
Existem editais específicos para cada uma das línguas nas quais se exige proficiência, elaborados pelo Centro de Línguas da FFLCH excluisvamente para o processo seletivo do MAE/ USP. Os editais estão disponíveis nos links abaixo e no site do Centro Interdepartamental de Línguas da FFLCH:

Atenção! Os exames de inglês, espanhol e italiano poderão ser feitos unciamente por estudantes com CPF. Alunos/as estrangeiros deverão comprovar a proficiência nessas línguas com os certificados internacionais aceitos pelo programa.

COMPROVAÇÃO DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA – Edital para Indígenas

A comprovação de proficiência em língua estrangeira (inglês, espanhol, francês ou italiano) será feita no ato da Matrícula. Serão aceitos os mesmo exames internacionais citados acima, assim como os exames oferecidos pelo Centro de Línguas da FFLCH seguindo o mesmo cronograma de provas (todas as provas acontecerão entre 5 e 7 de outubro de 2021, verifique acima o calendário de inscrição!). Também será possível fazer a comprovação mediante inscrição na Fase 3 do edital para indígenas, que será divulgado em setembro.