Site da USP

Proficiência em língua estrangeira

A comprovação de proficiência em língua estrangeira é feita no ato da inscrição para o processo seletivo.

Todas as candidaturas para Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto deverão comprovar a compreensão do inglês no ato da inscrição.

As candidaturas para Doutorado ou Doutorado Direto deverão comprovar também a compreensão do espanhol, OU francês OU italiano no ato da inscrição.

Certificados de proficiência aceitos pelo PPGArq – MAE/USP:

  • Inglês: TOEFL IBT (79); TOEFL ITP (550); IELTS (6.0); ESLAT (600); Cambridge FCE ou CAE (B2); Michigan ECCE ou ECPR (intermediário)
  • Francês: DALF ou DELF ou TCF ou TCF-CAPES (B2)
  • Espanhol: DELE (B2); SIELE (B2)
  • Italiano: ProfLS (50%); TESTE DO IIC (B2)
  • Exame de proficiência em inglês, espanhol, francês ou italiano emitido pelo Centro Interdepartamental de línguas da FFLCH/ USP. Inscrições pelo site: https://clinguas.fflch.usp.br/proficiencia-0. Verifique o edital específico para o Programa de Arqueologia na língua de interesse. Não se aceitam exames feitos em editais para outros programas de pós-graduação da USP. Obs! No caso de proficiência em Espanhol, o edital é Humanidades.
  • Exame feito pela Fuvest. Inscrições pelo site: https://www.fuvest.br/proficiencia.
  • Candidaturas para Doutorado que sejam egressos do curso de Mestrado do PPGArq – MAE/USP terão a compreensão do inglês demonstrada no Mestrado automaticamente validada para o Doutorado e ficam dispensadas da comprovação da proficiência nessa língua (mas devem comprovar proficiência em espanhol, francês ou italiano).
  • Estudantes que fizeram Mestrado em outras instituições podem enviar declaração emitida pelo Programa de pós-graduação no qual se defendeu o Mestrado, com carimbo da secretaria do Programa e assinatura da coordenação, da aprovação em exame de proficiência no Mestrado. Deve ser explicitamente mencionada na declaração a língua na qual o exame de proficiência foi realizado.
  • Candidaturas estrangeiras que tenham inglês, espanhol, francês ou italiano como língua materna poderão ser dispensadas do certificado de proficiência na sua própria língua mediante solicitação à CPG (modelo de carta disponível no ANEXO 8 ou no site https://sites.usp.br/ppgarqmae/formularios-para-inscricao/). A solicitação deverá ser enviada antes do período de inscrições para avaliação pela CPG. Caso aprovada, a CPG emitirá uma declaração de dispensa de comprovação de proficiência na língua materna que a candidatura deverá anexar ao formulário de inscrição. Nesses caso, enviar no ato da inscrição, declaração de dispensa de apresentação de comprovante de proficiência em sua língua materna (inglês, espanhol ou francês) emitida pela CPG.