Teses Premiadas PPGArq – 2025
Parabenizamos os pesquisadores do MAE-USP, Luciana Alves Costa e Francisco Forte Stuchi pelo I Prêmio de Excelência Acadêmica em Arqueologia Niéde Guidon, da Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB), no nível de mestrado e de doutorado.
Luciana Alves Costa, do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia (PPGArq), recebeu o prêmio por sua dissertação de mestrado intitulada “O caminho de casa: arqueologia, ancestralidade e aquilombamento nos territórios Laje e Canjembre, antiga Fazenda e Olaria Carmo, em Rosário, Maranhão“. A pesquisadora descendente e sua comunidade, por meio da arqueologia, reuniu-se para acessar, sistematizar e ressignificar a própria história, retrocedendo três séculos e compreendendo como seus ancestrais aquilombaram o território antes escravista.
O trabalho foi orientado pela Professora Doutora Verônica Wesolowski de Aguiar e Santos e coorientado pela Professora Doutora Fabíola Andréa Silva.
Link para acessar a dissertação: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/71/71131/tde-23102025-122442/pt-br.php
Francisco Forte Stuchi, do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia (PPGArq), recebeu o prêmio por sua tese de doutorado intitulada “Licenciamento Ambiental, Arqueologia e Territórios Indígenas em Mato Grosso: Patrimônio Cultural ou Despojos de Guerra?“. A tese investiga processos de licenciamento ambiental próximos de Terras Indígenas, no estado de Mato Grosso, procurando evidenciar seu caráter colonialista e estabelecer de forma crítica o entendimento da noção de Patrimônio Cultural/Arqueológico enquanto Despojos de Guerra contemporâneos.
O trabalho foi orientado pela Professora Doutora Fabíola Andréa Silva.
Link para acessar a tese: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/71/71131/tde-07112024-111854/pt-br.php
Temos também o prazer de informar que outro pesquisador do MAE foi contemplado no Prêmio Tese Destaque USP 2025.
Renan Falcheti Peixoto, do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia (PPGArq), recebeu menção honrosa no Prêmio Tese Destaque USP 2025 – 14ª Edição, na grande área de Ciências Humanas, por sua tese de doutorado defendida em 2024 e intitulada “Rethinking mobility in the ancient histories of the Mediterranean and Amazonia“.
A pesquisa lhe concedeu o título de doutor no Brasil (Museu de Arqueologia e Etnologia – USP) e na Itália (Università di Bologna), sob orientação da Profa. Dra. Maria Beatriz Borba Florenzano (MAE) e pelo Prof. Dr. Francesco Iacono (Università di Bologna), e recebeu financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) para o desenvolvimento de sua pesquisa no Brasil e na Itália.
Link para acessar a tese: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/71/71131/tde-16042025-094329/pt-br.php
