Estudo na área de psicologia busca voluntárias para investigar satisfação sexual feminina

Pesquisa de doutorado do Instituto de Psicologia da USP tem participação anônima e on-line, com duração de 20 minutos

Uma pesquisa nacional liderada por cientistas do Departamento de Psicologia Experimental do Instituto de Psicologia (IP) da USP está investigando como diferentes fatores, contextos, características pessoais, posições sexuais e características do parceiro ou parceira, podem influenciar na satisfação sexual de mulheres. A ideia é ver o que exatamente afeta a qualidade de vida sexual feminina e frequência de orgasmos. Esta compreensão irá proporcionar um avanço no conhecimento sobre aspectos importantes das relações sexuais e saúde sexual, o que é importante para a qualidade de vida.

Para ler os termos da pesquisa e consentir em participar basta ter 18 anos ou mais, se identificar como mulher, de qualquer orientação sexual, e ser sexualmente ativa durante os últimos seis meses. Para responder anonimamente às questões da pesquisa, é necessário clicar neste link ou copiar e colar o endereço no navegador: bit.ly/USPSexualidadeFeminina.

Os pesquisadores consideram que a sexualidade feminina ainda é pouco estudada, mesmo que ela seja crucial para a satisfação de vida, autoestima e qualidade de relacionamentos. “Existem vários mitos e mal-entendidos sobre a sexualidade em geral, e nós buscamos coletar evidências sobre a vida real de pessoas, para compreender melhor a questão da própria sexualidade, sem preconceitos”, destacam os cientistas responsáveis pelo estudo.

Ao final da pesquisa a pontuação no Índice de Funcionamento Sexual para Mulheres individual será apresentada às participantes e as informações obtidas permitirão que elas conheçam um pouco mais a respeito das suas próprias sexualidades.

O pesquisador responsável desta pesquisa é Caio Silva, doutorando do IP, sob a orientação da professora Jaroslava Varella Valentova. Mais informações no e-mail: caiosas@usp.br

Da redação do Jornal da USP, 8/6/2022

Originalmente publicado em: