Relato do III Encontro do Construtivismo Semiótico-Cultural

Ocorreu, entre os dias 4, 5 e 6 de abril de 2023, o III Encontro do Construtivismo Semiótico-Cultural (CSC), situado no auditório Carolina Bori do Instituto de Psicologia da USP e sob o título de “Delineamentos epistemológicos, ontológicos e éticos da pesquisa meta-teórica e seus
impactos sobre a compreensão da diversidade humana em psicologia”. O CSC constitui perspectiva meta-teórica, com implicações teórico-metodológicas e éticas, em Psicologia (cf. Simão, 2023) que veio se construindo a partir da produção científica da professora Lívia Mathias Simão (IPUSP) desde o início dos anos 1980 e que tem, desde então, sido explorado e desenvolvido por pesquisadores oriundos de diversas áreas de conhecimento. O encontro gerou um espaço dialógico de acolhimento e trocas profícuas entre estudantes, cientistas e professores vinculados ao Laboratório de Construção Verbal e Construção de Conhecimento (PSE-IP/USP), co-coordenado pela Profa. Lívia Simão e pelo Prof. Danilo Silva Guimarães.

Pesquisadores e alunos na disciplina de Jaan Valsiner ministrada no contexto do III Encontro do CSC. Foto de Otacílio Gustavo Monezzi (IPUSP).

Alunos de mestrado e doutorado cujas pesquisas estão em andamento puderam apresentá-las e discuti-las coletivamente, o que provocou um intenso engajamento por parte da comunidade acadêmica acerca de suas temáticas florescentes e trajetórias de investigação. Em adição, professores formados no Laboratório, especialmente ex-orientandos da Profa. Lívia Simão, atualmente docentes e pesquisadores em diferentes universidades, apresentaram palestras nas quais foram expostos seus momentos presentes de pesquisa, atualizando assim os demais partícipes a respeito de seus novos caminhos de reflexão e de suas atuais pesquisas em andamento, com seus respectivos(as)
orientandos(as).

Nessa dimensão, a pluralidade geográfica marcou a presença dos participantes, em especial dos palestrantes: da região Nordeste do país compareceu a docente-pesquisadora Marina Assis Pinheiro, professora ligada ao campo das relações entre estética e psicologia na Universidade Federal de Pernambuco; do Centro-Oeste esteve presente o professor Juliano Casimiro Sampaio, cujos estudos focalizam as artes cênicas e a educação na Universidade Federal do Tocantins; da região Sudeste apresentou-se o professor Nilson Guimarães Dória (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), psicólogo e pesquisador cujas atenções se voltam a questões epistemológicas e à psicologia do desenvolvimento. Dois conferencistas percorreram distâncias ainda mais longas: os professores Hernán Sánchez, ligado às áreas de educação e psicologia do desenvolvimento na Universidad del Valle, Colômbia, e Jaan Valsiner, um dos principais teóricos da Psicologia Cultural e hoje
vinculado à Universidade de Aalborg, Dinamarca, e à Universidade Federal da Bahia, Brasil.

A professora Livia Mathias Simão e o professor Danilo Silva Guimarães, coordenadores do Laboratório de Interação Verbal e Construção de
Conhecimento – que é berço e principal morada do CSC – discorreram sobre o recente projeto desenvolvido por eles (processo FAPESP número 18/13145-0) que mapeou todas as produções da área realizadas entre 1984 e 2019, compartilhando seus resultados com todos aqueles presentes no encontro.

Por Leandro Pires Gonçalves, para PPGPSE, 03/07/2023