Simpósio aborda o real, o simbólico e o imaginário na educação

Evento on-line gratuito acontece nesta quinta-feira, dia 19, das 9 às 17 horas, através da plataforma Youtube

Objetivo dos eventos da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica é fortalecer a educação no Brasil – Foto: Arquivo/Agência Brasil

Os professores Christian Dunker, do Instituto de Psicologia da USP, e Rinaldo Votollini, da Faculdade de Educação, também da USP, serão os palestrantes do simpósio A Educação do Futuro entre o Real, o Simbólico e o Imaginário, que a Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP promove nesta quinta-feira, dia 19, das 9 às 17 horas. O evento é grátis e será on-line, com transmissão ao vivo pelo canal da cátedra na plataforma Youtube. Não é preciso fazer inscrição.

“Esse simpósio tem como objetivo compreender as dimensões do real, do simbólico e do imaginário na educação atual e seus impactos na educação do futuro”, destaca a ementa do curso, publicada no site da cátedra. “Esses três ‘registros da realidade humana’, como declarou Lacan em 1953 ao se referir ao momento da análise, serão discutidos no simpósio com o intuito de potencializar questões que atravessam a educação atual, particularmente no que se refere ao ensino e à aprendizagem. Consideramos que há problemas que são o ‘nó górdio’ do ensino e da aprendizagem, como o entendimento do erro e os modos de avaliar os estudantes, mas também a maneira pela qual o docente se conecta ao discente, abrindo-se para a escuta. Nesse sentido, pretendemos discutir como o real, o simbólico e o imaginário impactam a docência e a discência e seus modos de ensinar e aprender, de falar e escutar e a percepção sobre a (in)diferença na escola.”

A curadoria é assinada pela professora Ariadne Ecar e pelos professores Leandro Gaffo, Lino de Macedo e Nilson José Machado, todos ligados à Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP.

O simpósio A Educação do Futuro entre o Real, o Simbólico e o Imaginário, promovido pela Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP, será realizado nesta quinta-feira, dia 19, das 9 às 17 horas, no canal da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica na plataforma Youtube. Grátis. Não é preciso fazer inscrição. Interessados em obter certificado de participação devem se informar neste link. Mais informações estão disponíveis no site da cátedra.

VOCÊ PODE GOSTAR ...