A iniciação à docência no contexto da pandemia: relatos do PIBID em instituições do Ceará

Durante a pandemia, a educação básica e a formação inicial de professores se adaptaram ao uso de recursos virtuais para o ensino remoto emergencial. Créditos: pexels.com

As restrições trazidas pela pandemia de COVID-19 afetaram a educação básica, bem como a formação inicial de professores. Como a iniciação à docência ocorreu nesse contexto?

 

16 de fevereiro de 2022 | 16:30

Luciene Fernanda da Silva é licenciada em Física pela UNESP (campus Guaratinguetá), onde foi bolsista em 2010 e 2011 do primeiro subprojeto PIBID do curso. Assim que se formou, ingressou no PIEC-USP onde defendeu o mestrado e o doutorado. Atualmente é professora do IFRJ (campus Nilópolis), atua na Licenciatura em Física além de dar aulas em turmas do ensino médio técnico e profissionalizante. Participa do grupo de pesquisa GEMEC (Grupo de Estudo de Materiais Educacionais em Ciências), além de orientar TCC dos licenciandos do curso em diversos temas. Tem interesse nas áreas: formação de professores; ensino e aprendizagem de Física; história e filosofia da Ciência; Ciência e arte; divulgação científica; currículo... e tudo mais que tiver a ver com Física, Educação e Ciências Humanas. Na vida tem muitos interesses: de teatro a yoga; de culinária (de preferência vegetariana) a esportes; de literatura a passeios na natureza!

O PIBID (Programa Institucional de Iniciação à Docência) é um programa que apoia a formação inicial de professores nos cursos de licenciatura. A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) é a fundação do Ministério da Educação responsável pelos editais de seleção de projetos para o programa e por gerir a sua execução com o acompanhamento das ações e sua avaliação e o pagamento de bolsas para licenciandos e professores (das licenciaturas e das escolas de educação básica). Instituições de Ensino Superior (IES) de todas as regiões do país participam dos editais, que são lançados desde 2009.

O último edital selecionou 250 projetos no primeiro semestre de 2020. Porém, esses projetos iniciaram as atividades somente a partir de outubro daquele ano, devido à pandemia de COVID-19, que alterou a rotina de trabalho de escolas, Secretarias de Educação e IES para a adequação ao ensino remoto emergencial. Com o agravamento da pandemia no início de 2021, o que se pensou ser apenas um início de atividades virtuais, transformou-se em uma realidade de realização de atividades totalmente à distância. O que esperar da iniciação à docência realizada nesse contexto? 

As coordenadoras de área Francione Alves, da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e Maria Cleide Leite, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) junto a Elcimar Martins, coordenador institucional do PIBID da Universidade Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) relatam experiências de subprojetos do PIBID desenvolvidos em diferentes licenciaturas dos campi das IES localizadas no estado do Ceará em um artigo publicado na Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação.

 

Oportunidades criadas pelo PIBID nas instituições 

Preocupados em fortalecer a formação inicial de professores com base na cooperação, na solidariedade, na resolução de problemas e na criatividade, os grupos PIBID dessas instituições tiveram o compromisso de trabalhar a iniciação à docência para além da dimensão cognitiva, considerando igualmente as dimensões ética, estética, afetiva, dos valores emocionais e dos sentidos. 

Na UFCA, as atividades remotas do PIBID da Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais, Matemática e Pedagogia do Instituto de Formação de Educadores (localizado no município de Brejo Santo/CE) iniciaram com doze atividades formativas com os bolsistas para consolidar conhecimentos pertinentes e necessários à docência além de oficinas para a atuação com o ensino remoto. Assim como nas outras instituições, o grupo utilizou os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), como o Google Classroom, videochamadas (com o uso do Google Meet, por exemplo) e o Whatsapp para o contato entre os membros do grupo e os alunos da escola de educação básica e a produção de materiais complementares para as turmas (como vídeos com experimentos e um projeto de leitura e escrita com os estudantes).

O relato do desenvolvimento de atividades do PIBID da Licenciatura em Música do campus Canindé do IFCE indica outra ação desenvolvida nos grupos que proporcionou o diálogo entre os licenciandos e os supervisores, professores da escola de educação básica. Particularmente, esse subprojeto desenvolveu uma Minissérie “Episódios Experiências Pedagógicas”, onde os supervisores compartilharam suas experiências docentes (suas histórias de vida, formação e atuação profissional) com os professores e professoras em formação. 

Por fim, a UNILAB, dentre as instituições relatadas no artigo, possui o maior projeto do PIBID, envolvendo oito cursos de licenciatura: Ciências Biológicas, Física, História, Letras Língua Inglesa e Química, com atuação no Ceará e Letras Língua Portuguesa, Pedagogia e Sociologia, com atuação no Ceará e Bahia. Todos esses subprojetos têm se pautado no trabalho colaborativo e em uma cultura de iniciação científica, e entre os investimentos da formação do grupo no contexto pandêmico, está a busca de novas formas de interação com as escolas, com o uso das plataformas digitais e redes sociais, como o Instagram, e a formação intercultural que a participação de licenciandos estrangeiros (estudantes africanos e timorenses) confere aos projetos.

 

Reflexões apontadas sobre limitações 

O cenário pandêmico trouxe uma série de desafios para os sistemas de ensino e a formação de professores. O início das atividades do PIBID em 2020 foi marcado pelo espanto e receio iniciais trazidos pela necessidade de readequação pedagógica a partir do ensino remoto emergencial. No artigo, os autores assinalam que, apesar das oportunidades exploradas pelos grupos, o ensino remoto não substitui o presencial. Ainda mais porque as desigualdades sociais foram acentuadas. É comum em todo o país, professores e professoras relatarem que suas turmas não conseguem acompanhar e realizar as atividades remotas, seja por falta de conectividade (falta de equipamentos ou de conexão à internet de qualidade), seja pelas condições econômicas que obrigaram muitos jovens a buscar complementação da renda familiar.

Os participantes do PIBID das IES cearenses se dedicaram ao fortalecimento do vínculo entre professores, licenciandos e as comunidades escolares com o uso das tecnologias de comunicação. Buscaram o diálogo e a sensibilidade ao que aconteceu com as pessoas no período. Mas apontam que o contato virtual não substitui o presencial, onde os vínculos sociais são mais vivos e fortes.

 

Resguardando a iniciação à docência 

O PIBID vem se estabelecendo, ao longo de mais de uma década, como uma importante política pública de formação inicial de professores. Recentemente, soma-se a ele, o Programa Residência Pedagógica, cujo primeiro edital é de 2018. A expectativa era de ampliação da formação inicial em número de bolsas fornecidas e de licenciaturas e escolas atendidas. No contexto do relato do PIBID realizado nas licenciaturas do IFCE, os autores denunciam que essa expectativa não se concretizou nos últimos editais dos programas. Eles apontam que na instituição, “em virtude do corte de bolsas e a diminuição de vagas nos últimos anos, os cursos [de licenciatura] estão alternando a busca entre o PIBID e o Programa Residência Pedagógica” (p. 1597).

Dessa forma, aponto a importância de defendermos a continuidade e expansão desses programas. Os relatos das atividades do PIBID desenvolvidas no Ceará nos indicam as conquistas da iniciação à docência e o fortalecimento das licenciaturas, apesar das limitações impostas pela pandemia nos anos de 2020 e 2021. As restrições orçamentárias para o pagamento das bolsas também ameaçam a continuidade das atividades. No segundo semestre de 2021, houve atrasos nos pagamentos das bolsas referentes aos meses de setembro e outubro que só foram regularizados em novembro, após mobilização intensa da Capes e da comunidade atendida pelos programas afetados. É preciso manter a mobilização para defender essas importantes políticas de formação de professores no país.

 

Ficou interessado(a) em saber mais detalhes sobre o PIBID? Acesse as referências:

ALVES, Francione Charapa; MARTINS, Elcimar Simão; LEITE, Maria Cleide da Silva Ribeiro. O PIBID e a aprendizagem do fazer docente em tempos de pandemia. RIAEE Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 16, n. esp. 3, p. 1586-1603, 2021. Disponível em: < https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15299 />.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Esforço para pagamento de bolsas de licenciatura é tema de reuniões. CCS/CAPES, Brasília, 22 out 2021. Disponível em: <https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/esforco-para-pagamento-de-bolsas-de-licenciatura-e-tema-de-reunioes/%3E>.