Integrantes do Projeto Arte & Ciência
Docentes: Mikiya Muramatsu (IF-USP), Cecil Chow Robilotta (IF-USP), Maria Inês Nogueira (ICB-USP)
“Filhos” do A&C: Doris Kohatsu; George Kouzo Shinomiya; Joaquim de Souza Jr.; Jonny Nelson Teixeira
Monitores, alunos de pós-graduação e voluntários: Adriana Cristina Alves Pinto; Alexandre Dias; Alexandre Victor Santos Mascarenhas; Aline Martins dos Santos; Aline Yumi Castro Shibata; Alisson Leite Gomes; Amanda Bastos Ferreira; Ana Carolina; Ana Luisa Rocha de Abreu; Armando Massao Tagiku; Barbara Milan Martins; Beatriz de Moura Franco; Caio Mendonça Pimentel; Carlos Rossatti; Daniel Pereira de Carvalho; Daniella Rosa Albuquerque de Carvalho Alves Gomes; Danilo Claro Zanardi; Diogo Soga; Edi Carlos Pereira de Sousa; Elcio de Souza Lopes; Erick Henrique Gomes; Estevão Antoine Terzian Simonka; Fernanda Alexandrina Queiroz Gomes; Fernanda Queiroz Gomes; Flávia Matioli; Flavio dos Santos Silva; Gabriel Carvalho Quintão; Gabriel Oliveira Steinicke; Gabriela Labadeça; Giedson Oliveira de Lima; Guilherme Neri de Oliveira; Guilherme Ramos Pavani; Gustavo Falqueiro; Isabela Antonelli da Silva; Isabela Caruso Galvani; Isabela de Morais Bertini; Jean Barros Gomes; João Marcelo Domingos de Souza; Jocemar Regina Cotrim Ribeiro de Lima; Jordeânio Vidal Pinto; Julia Bruno Sorroche;Juliana Cristina Caffer; Juliana Moura Lamblet Severo Costa; Lidiane Lima (ICB); Livia Nobre; Luan Delarion Perini Babetto; Luana D. Biasutti; Luca de Beo; Luis Augusto Alves; Luis Roberto Batista; Marcei de Paula; Marcel Philippi Dorta; Marcela Mello Zamudio; Marcos Mutsukuma; Maria Beatriz Camargo; Maria Clara I. Amon Santarelli; Maristela do Nascimento Rocha; Maurício Franz Cardias Correa; Mayara Cristina da Silveira; Micheli Edwiges Carvalho Monte; Mylena Michelini Saito; Nadjila Tejo Machado; Natasha Kaori dos Santos; Perisvaldo Ramos Ribeiro Junior; Phelipe Oliveira Braga da Cunha; Rebeca Saldanha de Araujo Omelczuk; Rennan dos Santos Pamplona; Rodolfo Tome Gomes; Ronan Carbone Petean Junior; Sarah Braga; Suelem Barbosa Lima (ICB); Sueli Aparecida Roque; Talita Gishitomi Fujimoto; Victoria Mascarenhas Alves; Vinicio Boscatto Martini do Valle; Vitor Vieira da Hora; Willian dos Santos; Willian Fernandes dos Santos.
Colaboradores: Michele Hidemi Ueno Guimarães (Universidade Federal de Ouro Preto) e Eliane de Souza Cruz (Unifesp-Diadema)
Para saber mais sobre o Projeto A&C:
Site: arteeciencia.if.usp.br/
Instagram: @arteecienciausp
Facebook: www.facebook.com/arteecienciausp
Testemunhos:
“Aprendi que a produção de experimentos simples com material do dia a dia envolve pesquisa, conhecimento físico e criatividade” - Dóris Kohatsu.
“FISBRINK foi inspirado no Arte & Ciência no Parque… fazer um trabalho de popularização da Ciência na cidade de Itapetininga e o combate mais assertivo ao negacionismo científico, tão preocupante para o Brasil” - Jonny Teixeira.
18 de setembro de 2023 | 10:00
Projeto Arte e Ciência (A&C)
O Projeto Arte e Ciência no Parque foi idealizado em 2006 pelo Prof. Dr. Mikiya Muramatsu, professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF-USP). Desde então, tem recebido apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência (SBPC), da Sociedade Brasileira de Física (SBF) e do próprio Instituto onde trabalha. Este apoio é financeiro, para a compra e a manutenção de experimentos e equipamentos, e logístico (veículo e motorista para transportar tanto os apetrechos, quanto os monitores) para realizar as atividades propostas.
No início, o projeto levou experimentos demonstrativos e interativos para parques da cidade de São Paulo, por isso, o projeto carregou inicialmente “no Parque” em seu nome.
Com o passar do tempo, o projeto foi sendo convidado para participar de eventos (reuniões científicas, Feiras de Profissões, Virada Cultural, Virada Científica da USP, Vivendo a USP, entre outros) e escolas, além dos parques, passando a se chamar Projeto Arte e Ciência (A&C), nome que vigora até os dias atuais.
O A&C conta com diversos experimentos interativos que o público pode manusear nas áreas de Física, Biologia, desafios matemáticos e Artes, unido o olhar artístico (cores e estética) ao científico (presente nas experiências e equipamentos). Possui em seu acervo mais de 60 experiências e equipamentos. Atuou em mais de 15 municípios (Foz do Iguaçu, Vitória, Manaus, Maceió, Campo Grande, Águas de Lindóia, Caxambu, entre outras), atendendo mais de 110.000 pessoas. Visitou mais de 10 parques públicos e participou em aproximadamente 20 eventos científicos-culturais. Participou de todas as edições do USP-Escola. Visitou mais de 70 escolas de educação básica com exposições, demonstrações e oficinas, conforme fotos a seguir.
O A&C tem gerado frutos - como os projetos de divulgação científica em várias instituições de ensino superior, a saber: (i) FRISBRINK: aprenda Física brincando, coordenado por Jonny Nelson Teixeira (ex-doutorando do Prof. Mikiya) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), no Campus de Itapetininga; (ii) Arte e Ciência, na cidade de Urucuca no estado da Bahia, coordenado por Joaquim de Souza Jr; (iii) Projeto de divulgação científica itinerante, em Ilhéus, também no estado da Bahia, coordenado por George Kouzo Shinomiya e (iv) Arte e Ciência, coordenado por Dóris Kohatsu no IFSP. A história do grupo envolve atividades de divulgação científica em diferentes espaços!
Além disso, o grupo tem uma importante aproximação com a formação de professores. Desde 1990, o professor Mikiya participa da formação continuada de professores em parceria com as Diretorias de Ensino do entorno da Cidade Universitária da USP (foto da oficina “Luz e Cores” com professores da Diretoria de Ensino do Centro Oeste de São Paulo em 03/05/2023) e no contexto do USP-Escola, consolidando o A&C.