Observatório Paulista de Ensino de Ciências – OPEC: Um convite para a mobilização em defesa do ensino de ciências no estado de São Paulo

Legenda: Grupo de professores e professoras inicia os trabalhos do Observatório Paulista de Ensino de Ciências monitorando o Novo Ensino Médio na rede estadual paulista. Créditos: StockSnap, Pixabay.

O Observatório Paulista de Ensino de Ciências (OPEC) é composto por professores e professoras atuantes nas redes pública e privada e discentes do PIEC-USP. Neste Espaço Aberto, apresentamos a Carta de Fundação do OPEC.

Equipe OPEC

Caian Cremasco Receputi - Doutorando em Ensino de Química e professor da Educação Básica

Caio Ricardo Faiad - Doutorando em Ensino de Química. Professor de Ensino Médio e Técnico da Etec

Daiane Mendes de Barros - Mestranda em Ensino de Química. Licenciada em Química (IFSP - SJC) e Técnica em Química (ETEC)

Deborah da Silva Rezende - Mestranda em Ensino de Física

Francyene Souza Portela - Mestranda em Ensino de Química. Licenciada em Química (UFLA)

Fernanda Franzoni Pescumo - Doutoranda em Ensino de Biologia. Professora EBTT - IFSP

Jéssica Miranda e Souza - Doutoranda em Ensino de Física e professora da Educação Básica

Renata Vasconcelos Alves Silveira - Doutoranda em Ensino de Biologia e professora da Educação Básica da SME - SP

22 de agosto de 2023 | 18:00

O Observatório Paulista de Ensino de Ciências (OPEC) nasceu a partir da inquietação de seus integrantes em relação às recentes reformas impostas à Educação Básica. Somos um grupo de professores atuantes na Educação pública e privada nas áreas de Biologia, Física e Química e discentes do Programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (PIEC-USP). Nosso propósito é construir uma organização que se preocupe com a qualidade do ensino de Ciências do Estado de São Paulo a partir do monitoramento da Educação Básica, principalmente na rede estadual e municipal de ensino, assim como as reverberações nas formações inicial e continuada de professores das áreas das Ciências da Natureza.

Iniciamos nosso trabalho monitorando a implementação do novo Ensino Médio na rede estadual paulista, pois o Estado foi o pioneiro na organização e adequação da sua rede à nova proposta, tendo homologado seu novo currículo em 2020, mesmo período em que a rede enfrentava dificuldades para se adaptar ao contexto causado pela pandemia da covid-19.

Embora o novo modelo de Ensino Médio possua 3000 horas, na prática houve a diminuição da carga horária voltada para o currículo tradicional, o qual é historicamente consolidado. No modelo anterior do Ensino Médio a carga horária para os componentes curriculares tradicionais era de 2400 horas. No novo modelo, esses conteúdos configuram o que foi chamado de Formação Geral Básica, sendo que essa parte do currículo possui um limite de 1800 horas. Para complementação, os Itinerários Formativos (IF)1, anunciados como a etapa curricular de escolha dos estudantes, possui carga horária de 1200 horas.

Na proposta paulista, a escolha da área de interesse dos estudantes (IF) corresponde ao Aprofundamento Curricular (AC). Tais Aprofundamentos Curriculares estão organizados em Unidades Curriculares (UC), que são blocos de 10 aulas semanais com duração de um semestre. Das 11 UC oferecidas para a rede estadual paulista, 4 incluem a área de Ensino de Ciências (Quadro 1).

Quadro 1. Unidades Curriculares oferecidas no currículo estadual do Novo Ensino Médio

Área Denominação
Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias Meu papel no desenvolvimento sustentável
Linguagens e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias Corpo, saúde e linguagens
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Ciências da Natureza e suas Tecnologias A cultura do solo: do campo à cidade
Ciências da Natureza e suas Tecnologias Ciência em ação!

A partir de um primeiro levantamento de dados e análises preliminares no que diz respeito ao Novo Ensino Médio Paulista, observamos que há algumas inquietações importantes em relação ao Ensino de Ciências, principalmente em relação aos: conteúdos ofertados, a autoria dos materiais disponibilizados dos IF e a distribuição dos IF de Ciências da Natureza.

Entendemos que a ideia de “observatório” passa pela concepção de conversão da pesquisa em um instrumento de informação e de suporte à decisão pública. Portanto, nosso anseio é a construção de um espaço democrático para o exercício da cidadania, com representantes de entidades da Educação do Estado de São Paulo com o objetivo de monitorar como a gestão pública paulista impacta o ensino de ciências dos cidadãos paulistas.

Contamos com a participação na nossa comunidade de pesquisadores e professores de Ciências da Natureza para o fortalecimento dessa iniciativa tão necessária na atualidade. Caso você se interesse em participar dessa iniciativa acesse o QR code ou pelo e-mail observatoriodecienciasp@gmail.com.

1Os itinerários formativos são o conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo, entre outras situações de trabalho, que os estudantes poderão escolher no ensino médio. Os itinerários formativos podem se aprofundar nos conhecimentos de uma área do conhecimento (Matemáticas e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas) e da formação técnica e profissional (FTP) ou mesmo nos conhecimentos de duas ou mais áreas e da FTP.