Possibilidades interdisciplinares em “Literatura e Cinema no Ensino de Física: interfaces entre a Ciência e a fantasia”

Obra resenhada: PIASSI, Luís Paulo De Carvalho; GOMES, Emerson Ferreira; RAMOS, João Eduardo Fernandes. Literatura e cinema no ensino de física: interfaces entre a ciência e a fantasia. 1. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.

20 de fevereiro de 2020 | 18:14

Caio Ricardo Faiad

Bacharel e licenciado em Química e em Letras. Doutorando em Ensino de Ciências com pesquisa no campo da Educação das Relações Étnico-raciais por meio da interdisciplinaridade entre Química e Literatura. Bato ponto nas redes, sendo conhecido no Instagram e no TikTok como “um químico nas letras”. Para me seguir, procure o @ocaiofaiad em todas as redes sociais. E o mais importante: sou um grande fã da Beyoncé.

Escrito por Luís Paulo Piassi (EACH-USP), Emerson Ferreira Gomes (IFSP – Campus Boituva) e João Eduardo Fernades Ramos (UFPE – Campus Agreste), Literatura e Cinema no Ensino de Física: interfaces entre a Ciência e a Fantasia trata-se de uma interessante obra que promove a construção de pontes pedagógicas entre o mundo científico e o mundo artístico. Tal livro é uma das seis obras editada pela Livraria da Física para a Coleção Professor Inovador coordenada por Maurício Pietrocola (FEUSP).

Inspirado pela pedagogia de Georges Snyders e pela premissa de que “todo professor, independente da disciplina que ensina, é também um professor de leitura”, o livro paradidático apresenta formas de pensar a relação Arte-Ciência na sala de aula. Assim, nas 152 páginas, o leitor encontra uma descrição pormenorizada de como trabalhar narrativas literárias e cinematográficas nas aulas de Física. No entanto, é importante acentuar que, muito embora tais descrições sejam específicas para os temas de ensino de Física, é possível que o leitor se inspire nelas para elaborar sequências didáticas para o ensino de outras Ciências da Natureza.

Ao enfatizar que as sequências didáticas não devam restringir apenas os fenômenos e conceitos científicos, mas também abranger questões relacionadas à história, filosofia e política da Ciências, os autores sugerem uma categorização de saberes sitematizados em três esferas (conceitual-fenomenológica, histórico-metodológica, sociopolítica) que permite aos professores desenvolver atividades mais criteriosa como o produto cultural de sua escolha. Além disso, os autores introduzem elementos de teoria literária para descrição ds gêneros ficção científica e literatura fantástica, que ampliam os subsídios teóricos do professor/leitor para essa abordagem interdisciplinar no ensino de Ciências.

Um dos grandes destaque da obra são as fichas técnicas de 20 filmes e 27 obras literárias (livros de contos e romances) que incluem além de dados técnicos (ano, país, gênero, etc.) um breve resumo abordando os principais assuntos que poderiam ser tratados com aquele produto cultural em uma aula de Física.

Pelo ineditismo da abordagem, Literatura e Cinema no Ensino de Física: interfaces entre a Ciência e a Fantasia, de Luís Paulo Piassi, Emerson Ferreira Gomes e João Eduardo F. Ramos, é uma obra que merece estar na prateleira não só dos dos professores de Física, mas também dos  pesquisadores em Ensino de Ciências.