A Câmara de Avaliação Institucional (CAI), a partir da resolução 7272/2016, tem como responsabilidade principal gerir a avaliação das Unidades, Museus e Institutos Especializados. Neste sentido, cabe à CAI propor à Comissão Plenária as diretrizes e o calendário de avaliação destas mesmas Unidades, Museus e Institutos Especializados. Além disso, elabora o relatório periódico (quinquenal) de avaliação destas instâncias e orienta mais detidamente as Unidades, Museus e Institutos Especializados quanto à formulação de seus respectivos Projetos Acadêmicos.
A seguir estão listadas as atribuições da Câmara de Avaliação Institucional, bem como sua composição no ciclo de avaliação atual.
A CAI e a CAD serão compostas de 9 (nove) membros cada uma, da seguinte forma:
I – 3 (três) membros indicados pelo Reitor e homologados pelo Conselho Universitário;
II – 6 (seis) membros eleitos diretamente pelos docentes da Universidade a partir das inscrições prévias dos interessados na Secretaria Geral, que coordenará o processo, no vencimento dos mandatos da CPA, observado o artigo 2º das Disposições Transitórias.
§ 1º – A composição de cada uma das Comissões assegurará a representação adequada das diferentes áreas do conhecimento, observada a seguinte distribuição:
I – 3 (três) membros das Ciências Exatas e Tecnológicas;
II – 3 (três) membros das Ciências Biológicas e da Saúde;
III – 3 (três) membros das Artes, Humanidades e Ciências Sociais.
§ 2º – Os membros da CAI e da CAD deverão ser docentes que tenham se destacado nas atividades acadêmicas na USP, Professores Titulares ou Professores Associados 3.
§ 3º- A CAI e a CAD poderão ser assessoradas por Professores Seniores que tenham se destacado nas atividades acadêmicas na USP, com Termo de Compromisso válido, nos termos da regulamentação pertinente.
À Câmara de Avaliação Institucional compete:
I – propor à CP as diretrizes de avaliação de Departamentos, Unidades, Museus e Institutos Especializados;
II – propor à CP calendário de avaliação de Departamentos, Unidades, Museus e Institutos Especializados;
III – propor à CP instrumento (roteiro) de avaliação de Departamentos, Unidades, Museus e Institutos Especializados;
IV – apoiar a elaboração dos projetos acadêmicos dos Departamentos, em harmonia com as orientações da CP para as Unidades, Museus e Institutos Especializados;
V – elaborar o relatório periódico (quinquenal) de avaliação de Unidades, Departamentos, Museus e Institutos Especializados, submetendo-o à CP;
VI – aprovar protocolo de compromisso a ser firmado com Unidades, Departamentos, Museus e Institutos Especializados com desempenho acadêmico insatisfatório e o respectivo relatório de encerramento;
VII – orientar e apoiar Unidades, Museus, Institutos Especializados e Departamentos na elaboração dos respectivos projetos acadêmicos, com base em critérios gerais para a Universidade;
VIII – propor ao Conselho Universitário ou ao Reitor, conforme o caso, ouvida a CP, a edição de normas que disciplinem a atividade institucional, no âmbito de sua competência;
IX – exercer as demais atribuições inerentes à natureza de sua competência.
Comunicados da Câmara de Avaliação Institucional - CAI
Relatórios de Avaliação Institucional
Relatórios de Avaliação Institucional USP 2018-2022
Relatório de Avaliação Institucional 2010-2014 Cultura e Extensão
Relatório de Avaliação Institucional 2010-2014 Gestão
Relatório de Avaliação Institucional 2010-2014 Graduação
Relatório de Avaliação Institucional 2010-2014 Pesquisa
Relatório de Avaliação Institucional 2010-2014 Pós-Graduação
Relatório de Avaliação Institucional 2010-2014 Apresentação e Análise dos Resultados pela CPA
Roteiro para os Assessores Externos
Orientações gerais Avaliação Institucional USP 2010-2014
Membros da CPA em apoio às Unidades
Avaliação Institucional Unidades
Avaliação Institucional Departamentos
Apresentação Profa. Sonia Penin
Apresentação Profa. Angela Takayanagui
Auto-Avaliação 2009
- Apresentação
- Roteiro para Autoavaliação – Unidade
- Roteiro para Autoavaliação – Departamento
- Preenchimento Eletrônico do Roteiro
Fórum CPA de Acompanhamento e Avaliação Institucional
Pareceres sobre os Relatórios de Acompanhamento e Avaliação Institucional
Sistema Tycho
Avaliação da Internacionalização nos Departamentos da USP
Acompanhamento e Avaliação 2007
Formulários: Auto-Avaliação – Unidades de Ensino e Departamentos
- Orientações gerais
- Roteiro para a síntese do plano de metas da unidade
- Roteiro para a auto-avaliação da unidade
- Roteiro para a síntese do plano de metas do departamento
- Roteiro para a auto-avaliação do departamento
- Planilhas Excel para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Acadêmico
- Planejamento Estratégico – Treinamento ministrado pelo Prof. Martinho
Formulários: Auto-Avaliação – Órgãos Centrais de Direção e Serviço, Prefeituras, Museus, Hospitais, Centros e Institutos Especializados
- Planejamento Estratégico – Treinamento ministrado pelo Prof. Martinho
- Planilhas Excel para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Acadêmico
- Roteiro para a síntese do plano de metas da entidade
- Roteiro para a auto-avaliação da entidade
Formulários: Auto-Avaliação – Avaliação Externa
- Orientações Gerais
- Anexo I – Formulário para prestação de contas
- Anexo II – Recibo do Assessor Externo
- Apresentação do Prof. Hélio (12/Maio/2004)
- Apresentação do Departamento de Finanças (12/Maio/2004)
- Documentos para subsídios aos Assessores Externos ( em português | in english )
Preenchimento Eletrônico dos Formulários – Unidades de Ensino e Pesquisa
Seminários
Encontro com Assessores Externos do V Ciclo de Avaliação Institucional da USP - 04/05/2023
Encontros de Avaliação Institucional
I Encontro de Avaliação Institucional da USP
II Encontro de Avaliação Institucional da USP
III Encontro de Avaliação Institucional da USP
IV Encontro de Avaliação Institucional da USP
V Encontro de Avaliação Institucional da USP
VI Encontro de Avaliação Institucional da USP
VII Encontro de Avaliação Institucional da USP
VIII Encontro de Avaliação Institucional da USP