Números
Tags
Abordagens CTS/CTSA; Alfabetização Científica; Currículo e Políticas Públicas; Diferença, Multiculturalismo, Interculturalidade; Divulgação Científica e Educação Não Formal; Educação Ambiental; Ensino-Aprendizagem de Ciências; Ensino Durante a Pandemia; Formação de Professores; História, Filosofia e Sociologia da Ciência; História da Biologia; História da Física; História da Quimica; Recursos Didáticos
Ensino de Biologia; Ensino de Física; Ensino de Química
Entrevistas; Espaço Aberto; Resenhas; Textos de Divulgação
TEXTOS DE DIVULGAÇÃO
Gênero e Ciência na TV brasileira: quem protagoniza a produção acadêmica nacional?
Estudo investiga como ocorre a construção jornalística de narrativas sobre gênero e ciência, e como as mulheres cientistas são representadas em programas televisivos nacionais de grande audiência. Débora Dutra Pinheiro Câmara Mãe de três crianças lindas e espertas, professora da educação básica pública, tento conciliar as demandas e exigências da maternidade e do ser mulher[…]
Por um ensino de evolução humana antirracista
Através da abordagem da História das Ciências e permeando a Educação para as Relações Étnico-raciais, o artigo publicado na Revista Brasileira de História da Ciência (RBHC) traz uma abordagem teórica para subsidiar a construção de propostas didáticas no ensino de evolução humana. Anderson Ricardo Carlos Sou biólogo e professor de Biologia pela Unesp Botucatu, com[…]
Podcast de divulgação científica e ensino de ciências: como utilizá-lo ao seu favor?
Análise de podcasts nacionais apresenta uma gama de possibilidades para professores de diferentes níveis de ensino. Sou professora de biologia formada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e durante a graduação participei vários projetos de extensão (microbiologia, agroecologia, inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior) e de um projeto de pesquisa que trabalhava com[…]
RESENHAS
Entre Dúvidas e Certeza: Como Naomi Oreskes defende a Ciência em seu livro “Por que confiar na Ciência?”
Obra resenhada: ORESKES, Naomi. Why trust science? Editado por Stephen Macedo, Princeton University Press, 2019. Disponível para leitura no Kindle, compra pelo site da Amazon. Links para versão em inglês e em espanhol. Tradução em português ainda não disponível. Em “Por que confiar na Ciência?”, a escritora Naomi Oreskes nos convida a refletir sobre como[…]
Propostas didáticas para educação antirracista em “Descolonizando saberes: a lei 10.693/2003 no ensino de ciências”
Obra resenhada: PINHEIRO, Bárbara Carine Soares, ROSA, Katemari (orgs). Descolonizando saberes: a lei 10.639/2003 no ensino de ciências. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2018. Disponível no site da Livraria da Física. Caio Ricardo Faiad Professor, químico, linguista e, o mais importante, fã da Beyoncé. No doutorado, trabalho na pesquisa de interface Ciência e Literatura[…]
Educação contra a barbárie: um instrumento indispensável para se pensar e lutar por uma educação democrática
Obra resenhada: CÁSSIO, Fernando (Org.). Educação contra a barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar. São Paulo: Boitempo, 2019. Acesso em: 28 out 2023. Disponível no site da Boitempo. Caian Cremasco Receputi Olá, pessoal. Meu nome é Caian Cremasco Receputi. Sou Licenciado em Química pela UFES e mestre em Ensino de Ciências pelo PIEC-USP.[…]
ESPAÇO ABERTO
Onde estão as elementas…
Você já percebeu a quase ausência do feminino entre os elementos químicos? Maurício Façada Doce docente entre diversos saberes, da confluência entre as ciências naturais e sociais. Freireano, amorosamente intercultural e transdisciplinar… Licenciado em Química (UFC, 2003), Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (UFRN, 2013), ex-aluno de doutorado no PIEC. Recentemente tem se[…]
“Somos uma espécie em viagem”: relatos de educadoras(es) sobre curso em educação das relações étnico-raciais para acolher estudantes migrantes na rede pública
Anderson Ricardo Carlos Sou biólogo e professor de Biologia pela Unesp Botucatu, com período sanduíche na Radboud University (Holanda), mestre em Ensino e História das Ciências (UFABC) e doutorando pelo PIEC-USP, com bolsa FAPESP (Processo no. 2020/10406-8, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Pesquiso sobre a história do racismo científico e[…]
Seis textos para estudar a Educação das Relações Étnico-raciais (ERER) no Ensino de Ciências da Natureza
Neste texto, os divulgadores que participaram de mesa redonda que discutiu Educação em Ciências e Educação das Relações Étnico-Raciais indicam textos para aprofundamento da temática. Ana Carolina Ferreira Barbara Olá! Sou graduada em Biologia, mas recém-chegada na pesquisa sobre ERER no Ensino de Ciências graças à implementação de ações afirmativas na pós-graduação da USP. Além[…]
ENTREVISTAS
Professora Ivanise Rizzati, atual coordenadora da Área de Ensino da CAPES destaca: “Hoje, um dos desafios da Área é essa relação mais forte com a educação básica”
Professora Ivanise Rizzatti, da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e atual coordenadora de área da Área de Ensino, conversa com a BALBÚRDIA sobre os desafios da área.
“Nós somos o currículo em ação”: Anna Benite (UFG) discute a Lei 10.639/03 e outras resistências no contexto do Novo Ensino Médio
Iniciamos as publicações que comporão a edição de número 7 da BALBÚRDIA, cujo tema será “20 anos da Lei 10.639/2003 e as Relações Etnico-raciais e o Ensino de Ciências” com essa entrevista. As reflexões levantadas pela professora Anna Benite articulam este tema e o da edição de número 6 da BALBÚRDIA (“Ensino Médio: um campo[…]
“A Reforma do Ensino Médio naturaliza a desigualdade educacional”, enfatiza o professor Fernando Cássio.
Em entrevista concedida à Revista BALBÚRDIA, o professor e pesquisador Fernando Cássio fala sobre a naturalização da desigualdade e o cerceamento do direito à educação gratuita evidenciados pelo Novo Ensino Médio, além de defender a revogação da reforma.