ABS (Anti-Lock Brakes System)
A eficiência e a confiabilidade do sistema de frenagem de um veículo são imprescindíveis para a segurança no tráfego pelas ruas e estradas. As instabilidades de um veículo estão sempre ligadas ao desbalanceamento das forças dinâmicas que estão atuando sobre o veiculo, destacando-se a força de tração, de frenagem, força lateral e de aderência entre o pneu e o pavimento.
A força de aderência entre o pneu e o pavimento tem papel fundamental na capacidade de direcionamento do veículo. A aderência reduzida está associada a contaminação do contato entre o pneu e pavimento (rugosidade, óleo, agua, poeira, etc.) que restringe a capacidade de produção de forças de contato de rolamento para o direcionamento desejável do veículo.
Nos sistemas de freios convencionais a força produzida pelo condutor ao acionar o pedal de freios é amplificada e transferida para os elementos de frenagem, por vias puramente mecânicas ou hidráulicas. Os sistemas eletrônicos tem além dos elementos mecânicos e hidráulicos convencionais, elementos eletrônicos de controle que agregam ao sistema maior capacidade de frenagem e confiabilidade no direcionamento.
No caso do sistema de frenagem do tipo ABS (Antilock Braking System) tem-se um sistema de sensoriamento e monitoramento da rotação da roda e que controla a força de aplicação do sistema de freio, evitando o travamento das rodas. Desta forma mantem-se a habilidade de direcionamento evitando a perda de controle do veiculo durante uma frenagem severa ou em condições degradadas de aderencia do pavimento.
Para saber mais consulte o artigo do Prandy Oliveira (TCC em 2015 na POLI)
Veja este vídeo sobre o funcionamento do sistema ABS: