Entende-se por gestão do pavimento a estratégia e políticas adotadas para garantir a qualidade, serventia e disponibilidade do pavimento. Espera-se que a gestão para eficiência e objetividade produza os melhores resultados e benefícios ao menor custo no menor prazo com menor impacto ambiental.
Estudos demonstram que um pavimento, quando restaurado no momento adequado, poderá exigir apenas uma camada delgada de recapeamento, sobreposta à estrutura atual, com um custo relativamente baixo. Entretanto, se restaurado quando atingir a condição mau/péssimo, o pavimento excessivamente deteriorado exigirá serviços cujos custos atingirão valores três vezes superiores.
O objetivo principal de um sistema gerencial de pavimentos é alcançar a melhor aplicação possível para os recursos públicos disponíveis e oferecer um transporte rodoviário seguro, compatível e econômico (Visconti, 2000).
Para maiores informações consultar a norma: DNER PRO-159/85 – Projeto de Restauração de Pavimentos Flexíveis e Semi-Rígidos.
César A. V. Queiroz (1984) Modelos de Previsão do Desempenho para a Gerência de Pavimentos no Brasil, GEIPOT, Brasília.
Serventia
A serventia do pavimento é a capacidade funcional de um trecho específico de pavimento de proporcionar, na opinião do usuário, qualidade de rolamento (suave e confortável) em qualquer condição de tráfego no período do ciclo de vida.
Em geral esta avaliação tem sido feita de forma subjetiva por cinco avaliadores distintos. A quantificação é realizada apenas pela percepção empírica do movimento do veículo no qual cada avaliador treinado trafega. A qualidade do rolamento, portanto se caracteriza pela suavidade e conforto no rolamento do veículo sobre o pavimento.
Qualidade
A qualidade da superfície do pavimento é quantificada pelo índice de irregularidade conhecido como IRI (International Roughness Index). Este índice retrata o nível de irregularidade sensível ao usuário da rodovia. Quando o veículo trafega sobre o pavimento as irregularidades causam desconforto aos passageiros. O índice de irregularidade quantifica este aspecto através de valores que variam entre 1 para pista de excelente qualidade, até 4 para pavimento regular e acima de 6 para pavimento com muita irregularidade.
Disponibilidade
A disponibilidade de uso é a razão entre o tempo disponível para tráfego e o tempo utilizado para manutenção/recuperação. Quanto maior a disponibilidade melhor será a serventia do pavimento. Manutenções/recuperações planejadas produzem menor interferência no trafego e pode ser realizada com mais eficiência.
O que é o HDM?
O HDM é um programa de computador desenvolvido com patrocínio do Banco Mundial, dedicado a avaliar o desempenho, aspectos técnicos e econômicos do ciclo de vida de uma malha rodoviária. O HDM é uma ferramenta de decisão estratégico-econômica para o gerente da malha rodoviária. Aspectos como alternativas de projeto e investimentos, alternativas de custo de manutenção/recuperação, volume e fluxo de trafego, velocidade operacional, conforto e tempo de viagem e irregularidade do pavimento, são dados de entrada do programa. Programação de intervenções, alocação de recursos, avaliação de impacto de políticas operacionais, custo do congestionamento, atraso do tráfego, acidentes e poluição, predição de desempenho também podem ser avaliados.
Manutenção
Manutenção é o ato de recuperar trechos da rodovia que estejam com qualidade inferior ao desejável/estabelecido.
Manutenção Preventiva
Manutenção preventiva é aquela realizada antes que a taxa de degradação do pavimento tenha se tornado muito intensa. As intervenções são localizadas e de pequena monta. Neste caso os custos de manutenção são menores.
A intervenção preventiva pode ser direcionada pela taxa de degradação da qualidade do pavimento.
Manutenção Corretiva
Manutenção corretiva é aquela realizada depois que o dano ao pavimento tenha ocorrido. As intervenções são intensas e os custos de manutenção são elevados.
O que é taxa de degradação do pavimento?
A qualidade da superfície do pavimento é medida em um instante de tempo pelo seu índice de irregularidade (ex. IRI). A razão entre a progressão do índice de irregularidade em um intervalo de tempo é chamado de taxa de degradação da qualidade do pavimento (ou variação da qualidade do pavimento com o tempo de utilização). Devido ao volume de tráfego e as intempéries o piso da pista de rolamento apresenta deformações, fissuras e falhas. Quanto maior a irregularidade maior será o fator de severidade dinâmica da carga aumentando progressivamente a variação em cada intervalo de tempo.
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