Monitoramento Embarcado

O monitoramento inercial embarcado tem sido utilizado nos mais diferentes tipos de veículos com finalidades específicas. Para navegação inercial com suporte de GPS ou no monitoramento de resposta dinâmica inercial com tratamento de medições por dinâmica inversa, os sensores MEMS (micro eletro-mechanic systems) apresentam contribuição e desempenho surpreendente em relação ao baixo custo.

O Sistema de Medição de Múltiplos Sensores Inerciais para Recuperação da Interação entre Veículo/Via para Monitoramento da Segurança Operacional foi desenvolvido no LDSV. Tem como objetivo identificação do Índice de Qualidade da Via Férrea (Track Quality Safety Index – TQSI) e do Índice Dinâmico de Segurança (Dynamic Safety Index – DSI) do veículo.

O sistema de monitoramento inercial embarcado consiste em dispositivo MEMS de medição de acelerações e variações angulares, associado com sistema de identificação de atitude (INS) e sistema de posicionamento GPS com capacidade de monitorar a posição, a atitude e as vibrações dos veículos.

Os testes de laboratório e medidas experimentais de campo foram realizados com os equipamentos instalado em vagões ou carro de passageiros em tráfego na linha. As medições das acelerações e velocidade angular permitem determinar os índices de segurança através do processo de dinâmica inversa. A  torção longitudinal interna da suspensão do veículo permite quantificar a sua contribuição na distribuição das cargas verticais nas rodas. Os resultados obtidos para a identificação do Índice de Segurança (Safety Index – SI), utilizando a técnica de dinâmica inversa, foram comprovados.

 

Publicações:

 

Barbosa, R. S. (2023)  Monitoring railway track quality and safety using dynamic inertial response of the carbody and truck.Proceedings of the 12th International Heavy Haul Association Conference – IHHA, Rio de Janeiro, Brazil. DOI.:

Barbosa, R. S. (2023) Monitoring railway track quality and safety(presentation). Proceedings of the 12th International Heavy Haul Association Conference – IHHA, Rio de Janeiro, Brazil.

Barbosa, R. S. (2015) New method for railway track quality identification through the safety dynamic performance of instrumented railway vehicle. Journal of Brazilian Society of Mechanical and Science Engeneering. DOI: 10.1007/s40430-015-0471-9.

Barbosa, R. S. (2016) Quantification of Railway Track Safety with an Inertial Vehicle Response Identification. International Journal of Railway Technology, Saxe-Coburg Publication, Volume 5, Issue 2, pp. 47-63. Doi.: 10.4203/ijrt.5.2.3.

Barbosa, R. S. (2016) Evaluation of Railway Track Safety with a New Method for Track Quality Identification. American Society of Civil Engineers. Volume 142, Issue 11, pp.  Doi: 10.1061/(ASCE)TE.1943-5436.0000855.

Projeto FAPESP nº 2015/25955-9 sob título: Desenvolvimento de Sistema de Medição de Múltiplos Sensores Inerciais para Recuperação da Interação entre Veículo/Via para Monitoramento da Segurança Operacional.