Principio de funcionamento
O sistema de medição PAVÍMETRO® é composto por uma estrutura com três rodas direcionadas e articuladas, que é acoplado na traseira de um veículo convencional. O sistema é conduzido sobre o trecho selecionado de pavimento em velocidade variável realizando a medição das cotas verticais do pavimento. Como o sistema é não inercial e referenciado pode realizar as medições em qualquer velocidade. O sistema identifica a cota vertical do perfil longitudinal de cada trilha da pista em posições georeferenciadas. A cota vertical permite calcular o índice de irregularidade (IRI).
Detalhe de funcionamento
O sistema de medição PAVÍMETRO® foi concebido para a medição da cota vertical da trilha da pista da estrada ou rua ao longo de seu comprimento longitudinal. O sistema mede a variação da altura da superfície em sua base referenciada e permite a reconstituição da cota vertical do pavimento. Possui um sensor de deslocamento com resolução de 0.01 mm e um tacômetro com resolução de um pulso a cada 4 milimetros. O sistema possui um GPS (Global Positioning System) que sincroniza a posição na pista com cotas georeferenciadas (latitude e longitude). A velocidade máxima de medição é função da magnitude da irregularidade e do tráfego local da pista.
Sistema georeferenciado
As medições realizadas são armazenadas em cotas verticais de pontos da trilha da pista com posições georeferenciadas (GPS – Global Positioning System). Ou seja, para cada ponto medido, um par de coordenadas expressa em latitude e longitude baseado no sistema de referencia geodésico global (World Geodetic System – WGS-84) é associado.
Veja este exemplo de posicionamento georefenciado de percurso na estrada.
Sistema de amostragem de dados
O sistema de medição PAVÍMETRO® utiliza um sistema de amostragem de dados digitais instalado em um computador portátil com respectivos condicionadores de sinais. Cada amostra é coletada em seções transversais consecutivas da superfície em função do movimento do sistema (base espacial). Cada amostra tem posição georeferenciada definida.
Detalhe do sistema de amostragem
O sistema de amostragem de dados instalado em um computador portátil opera em taxa de amostragem de até 250 pontos por metro (uma amostra a cada 4 mm). Todos os dados são armazenados em mídia digital (disco rígido ou pendrive) para análise posterior. Um sistema especializado de tratamento de dados recupera a cota vertical de cada ponto georeferenciado do pavimento.
Tratamento dos Dados
Um algoritmo de tratamento de dados realiza a conversão da medida amostrada pelo sistema para cota vertical topográfica referenciada. A partir da cota vertical do pavimento o índice de irregularidade é calculado, obtendo-se o QI (Quarter Car Index) ou IRI (International Roughness Index). O índice de irregularidade pode ser distribuído estatisticamente em blocos ao longo do percurso.
Veja este exemplo de valor médio e distribuição de índice de irregularidade ao longo do percurso.
Pode-se quantificar a irregularidade pelo conteúdo em comprimento de onda da irregularidade do pavimento. Esta técnica é chamada de análise espectral que obtém o PSD (Power Spectral Density).
Fotos do Pavímetro®
Fotos do equipamento