Laboratório de Dinâmica e Simulação Veicular (LDSV) do Departamento de Engenharia Mecânica (PME) da Escola Politécnica ( POLI) da Universidade de São Paulo – USP.
Descrição
A Engenharia Metro-ferroviária nacional tem produzido esporadicamente novos projetos de carros de passageiros. As fornecedoras internacionais estão cada vez mais presentes nas licitações de novas frotas. As operadoras tem sido cada vez mais exigentes nos padrões de qualidade, conforto e segurança. Técnicas de modelagem e simulação numérica permitem avaliar um sistema Metro-ferroviário utilizando técnicas de simulação antes mesmo da construção dos carros cabeça de série. Desta forma pode-se avaliar seu comportamento dinâmico e desempenho de segurança e conforto. Para isto a dinâmica veicular completa incluindo caixa flexível, suspensão secundária pneumática, truque e suspensão primária, rodeiros e perfil de roda deve ser descrita no modelo. A via férrea com seu traçado geométrico completo, incluindo as irregularidades e elasticidade deve ser modelada. Sistemas discretos de apoio elástico do tipo via em massa/mola podem ser avaliados. Finalmente o comboio de carros formando o trem com o sistema de tração (power-train) distribuída, sistema de anti-deslizamento de rodas (ABS) e freios pneumáticos, elasticidade de aparelho de choque e tração. A sinalização e a dinâmica da rede aérea (catenária + pantógrafo) também podem ser avaliadas.
Objetivo
Aplicação de modelagem de sistemas metro-ferroviários com a técnica de sistemas multicorpos, buscando a avaliação do seu comportamento dinâmico e desempenho de segurança e conforto em tráfego. Verificação da conformidade com normas internacionais de operação e segurança (EN-14363).
Publicações
Barbosa, R. S. (1999) Aplicação de sistemas multicorpos na dinâmica de veículos guiados. Tese de Doutorado. USP.
As áreas de atuação na meio metro-ferroviário são:
- Simulador de Trem
- Segurança Veicular
- Qualidade da Via Férrea
- Sistema Monotrilho
- Trem de Alta Velocidade
- Transporte Metropolitano
- Transporte de Carga
- Controle da Dinâmica Longitudinal
- Conforto dos passageiros
- Especialidades
- Instituições Parceiras
- Formação
- Dinâmica do Veículo Metro-ferroviário
- Bibliografia
Especialidades
A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo conta com mais de 500 pesquisadores nas mais diversas área da engenharia. Alguns deles tem ligação direta com o setor metro-ferroviário e podem colaborar no desenvolvimento de projetos.