Estabilidade Lateral
O rodeiro ferroviário dos sistemas metro-ferroviários tradicionais é dotado de rodas cônicas que, além de suportar a carga vertical do veículo, garante a centralidade em trechos retos de via e permite realizar a inscrição em curvas. Esta propriedade entretanto, impõe ao rodeiro um movimento lateral natural próprio com comprimento de onda definido. Em função da velocidade de tráfego do trem, o movimento repetitivo oscila o veículo lateralmente é conhecido como huntting ou lacet. Este fenômeno causa desgaste os componentes, desconforto aos passageiros e reduz a segurança no tráfego (veja este movimento nos próximos vídeos).
Inscrição em curvas
Mudança de Via
Para mais informações consulte o artigo: Estabilidade Lateral de Rodeiro Metro-ferroviário
Dinâmica do Rodeiro
O rodeiro do sistema metro-ferroviário é formado por um eixo rígido com duas rodas cônicas. A finalidade da conicidade das rodas é garantir o auto-centramento e dirigibilidade automática em curvas. Quando o vagão inscreve uma curva a roda externa adquire um raio de rolamento maior que a roda interna. Esse efeito benéfico permite o esterçamento do eixo, garantindo uma inscrição na curva por rolamento puro. Esta propriedade aumenta a segurança no tráfego e minimiza o desgaste (artigo).
Para mais informações sobre o rodeiro metro-ferroviário consulte o artigo:
Barbosa, R. S. Costa Neto, A. (1996) DINÂMICA DO RODEIRO FERROVIÁRIO. Revista Brasileira de Ciências Mecânicas – RBCM, Vol. XVIII, nº 4, pp. 318-329.
Curiosidade – Veja o vídeo sobre projeto: Monotrem