Veículos Autônomos são aqueles capazes de se movimentar no ambiente segundo um trajeto planejado de forma rápida, eficiente e segura. Veículos autônomos (autonomous vehicles – AVs) representam uma grande inovação para a indústria automotiva.Têm o potencial de melhorar significativamente segurança de transporte e oferecer enormes benefícios sociais, econômicos e ambientais.
O papel final que os AVs pode desempenhar em relação à economia, mobilidade e sociedade como um todo, pode ser profundo. O uso generalizado de AVs poderá afetar profundamente uma variedade de setores da indústria.
Como as funções de condução tornar-se cada vez mais automatizados há também uma mudança na responsabilidade do motorista humano ao próprio veículo.
As especificações técnicas como as normas de segurança tornam-se cada vez mais insuficientes e exigem atualizações. Isso motiva uma nova avaliação em ambos os regimes de segurança e responsabilidade para que o máximo benefício pode ser obtido de um AVs.
O contínuo desta tecnologia foi descrita resumidamente pela National Highway Traffic Safety Association (NHTSA) em cinco níveis de automação: ● Nível 0: O motorista humano está no controle completo de todas as funções do carro. ● Nível 1: Uma função é automatizado. ● Nível 2: Mais do que uma função é automatizado, ao mesmo tempo (por exemplo, de direção e aceleração), mas o motorista deve permanecer sempre atenta. ● Nível 3: As funções de condução são suficientemente automático que o motorista possa realizar com segurança em outras atividades. ● Nível 4: O carro pode dirigir-se sem um motorista humano.
Diversos sistemas de sensoreamento são normalmente utilizados nos veículos autônomos.
São cameras digitais de filmagem, sistemas de localização por GPS, sistemas de navegação inercial (AHRS), sensores de proximidade, etc. Outro sistema embarcado de sensoreamento é o Light Detection and Ranging Tecnologia (LIDAR). O LIDAR é um sistema onde 64 feixes de lasers são refletidos por espelhos que giram a 900 rpm para vasculhar em 360 graus no torno do veículo. Um processamento intenso da torrente de informações amostradas exige um sistema computacional de elevada capacidade de processamento. Desta forma busca-se criar um mapa tridimensional detalhado do ambiente, a fim de localizar, em tempo real, todos os obstáculos circundante durante o percurso do veículo para permitir o controle e direcionamento.
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