Um aspecto muito importante do comportamento do veículo é como ele reage aos estímulos dinâmicos do motorista. Embora muito tenha sido feito no domínio analítico para descrever as propriedades de condução em estado estacionário do veículo, o comportamento transitório e dinâmico do veículo tem sido estudado principalmente através de pacotes de software multicorpos, uma vez que a solução analítica é geralmente mais difícil de ser alcançada. Levando em consideração que a abordagem analítica proporciona ao engenheiro uma compreensão mais profunda dos fenômenos físicos subjacentes que estão sendo estudados, trazendo ao mesmo tempo mais simplicidade à solução geral, este artigo propõe uma solução analítica para a resposta da aceleração lateral do veículo à excitação periódica no volante. Na sequência, é realizada uma comparação dos resultados entre este modelo analítico e um modelo multicorpo detalhado, mostrando que o modelo analítico proposto é capaz de reproduzir o modelo multicorpo mais detalhado com boa precisão.
Autores: Daniel Vilela e Roberto Spinola Barbosa.
Titulo: Analytical Solution Proposal to Vehicle Dynamic Handling Properties. Artigo publicado no International Journal of Vehicle Systems Modelling and Testing, Vol. 6, nº. 1, 2011.
Veja os trabalhos de Daniel Vilela:
Vilela, Barbosa (2011) Analytical Models Correlation for Vehicle Dynamic Handling Properties J. of the Braz. Soc. of Mech. Sci. & Eng.
Vilela, Barbosa (2011) Analytical solution proposal to vehicle dynamic handling properties Int. J. Vehicle Systems Modelling and Testing, Vol. 6, No. 1, 2011
Veja o controle da dirigibilidade de caminhões: