EFEITO DZANIBEKOV

O efeito Dzhanibekov, também conhecido como o “efeito da raquete de tênis”, é um fenômeno físico que pode ocorrer em corpos rígidos em rotação. O efeito ocorre quando um objeto, como um satélite ou um bastão é lançado em rotação e gira em torno do seu eixo intermediário de inércia. Durante a rotação, o objeto começa a oscilar em torno de seu eixo intermediário e, em seguida, inverte sua atitude em torno do eixo principal original.

 

Descrição Dinâmica do Efeito

O teorema da quantidade de movimento angular afirma que a quantidade de movimento angular H de um sistema livre é sempre conservada, a menos que um torque externo M seja aplicado sobre ele. Quando um objeto girar em torno de um de seus eixos principais de inércia, sua quantidade de movimento angular devido à rotação se conserva, e a sua orientação se preserva (movimento rotacional estável). Entretanto  quando o objeto gira em torno de seu eixo intermediário uma alteração em sua orientação ocorre periodicamente (movimento rotacional instável). Os ângulos de Euler φ, θ e ψ são um conjunto de três ângulos que descrevem a orientação de um objeto em relação a um sistema de coordenadas. Eles podem ser usados para descrever a rotação de um objeto em torno de seus três eixos principais: rotação em torno do eixo x, rotação em torno do eixo y e rotação em torno do eixo z.  A matriz de inércia Jo descreve a distribuição de massa de um objeto em torno de seus três eixos principais.

 

 

Para mais informações consulte o trabalho dos alunos João Pedro Ribeiro; Lucas Carvalho e Sofia Yoshimura sobre: Efeito Dzhanibekov