O Brasil tem o privilégio de contar com cerca de 80% de energias renováveis (hidráulica, biomassa, eólica e solar) de sua matriz energética. O restante do mundo, em média, desfruta-se de apenas 27% de energias renováveis ante 73% de energias não renováveis (gás natural, derivados de petróleo de carvão e nuclear). Fonte: Cartilha do Poço à Roda (AEA 2022). A busca pela descarbonização ecologicamente sustentável é meta universal climática. Dentre as opções os biocombustíveis e o etanol são alternativas importantes no transporte veicular. Fonte: Descarbonização do Setor de Transporte Rodoviário (Ministério de Minas e Energia – 2022).
Um veículo híbrido é um automóvel que possui um motor de combustão interna e motores elétricos. Este conjunto de tração pode ser configurado de varias formas. Utilizado como fonte de potência, pode complementar a tração elétrica em baixas velocidades, com o motor de combustão interna gerando a potência máxima. Utilizado como gerador e baterias a energia produzida numa desaceleração pode ser acumulada para uso quando necessário. Um sistema de controle é utilizado para gerenciar a contribuição de cada fonte de potência (elétrica e combustão). A tração pode ser feita por uma distribuição otimizada entre o motor elétrico (eventualmente instalada no cubo da roda) e o motor a combustão a álcool, reduzindo o consumo de combustível. Isto permite diminuir o tamanho e potência do motor de combustão, reduzindo assim o consumo e emissões de gases, produzindo sistema de transporte mais eficiente e econômico. A utilização do etanol, que é um combustível renovável, gera menos poluentes e permite atingir grandes distâncias.
Para mais informações sobre modelo do sistema de tração de veículo hibrido consulte este texto.
Veja o TCC de João Pedro Vianna (2019) Controle de Estabilidade para Veículos com Motores in_wheel.
Para mais informações sobre controle de sistema de tração de veículos híbridos conheça a dissertação de mestrado Modelagem, controle e otimização de consumo de combustível para um veículo híbrido elétrico série-paralelo de Ivan Miguel Trindade (2016). DOI.: 10.11606/D.3.2016.tde-25082016-085925.
Crivellaro, Cláudio (2008) Controle robusto de suspensão semi-ativa para caminhonetes utilizando amortecedores magneto-reológicos. Tese de Doutorado. DOI.: 10.11606/T.3.2008.tde-09022009-140556.
Curiosidade: Veja como funciona o motor a combustão e a transmissão de potência.