Departamento de Engenharia Mecânica (PME) da Escola Politécnica ( POLI) da Universidade de São Paulo – USP.
Bibliografia Recomendada:
Coenrad Esveld (2006) Modern Railway Track. Editora MRT-Productions.
Popp K. (2010) Ground Vehicle Dynamic. Editora Springer, 348 p.
Alan Wickens (2003) Fundamentals of Rail Vehicle Dynamics. Editora CRC Swetz & Zeitlinger.
Simon Iwnicki (2006) Handbook of Railway Vehicle Dynamics. Editora CRC Taylor & Francis.
Jean Alias (1977) La voie ferrée – Techniques de construction et d’entretien. Editora Eyrolles, 514 pages.
Ahmed A. Shabana , Khaled E. Zaazaa , Hiroyuki Sugiyama (2008) Railroad Vehicle Dynamics: A Computational Approach . Editora , p.
Revistas Internacionais Recomendadas:
Vehicle System Dynamics – International Journal of Vehicle Mechanics and Mobility – Artigos (2004, 2009, 2018, 2016, )
Journal of Rail and Rapid Transit – Proceedings of the Institution of Mechanical Engineers, Part F – Artigos (2015)
Heavy Vehicle – International Journal of Heavy Vehicle Systems. Artigos ()
Publicações:
Barbosa, R. S. (1993) Dinâmica Longitudinal do Trem . Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil. Orientador: Hans Ingo Weber. Dissertação de Mestrado.
Barbosa, R. S. (1999) Aplicação de Sistemas Multicorpos na Dinâmica de Veículos Guiados , Escola de Engenharia de São Carlos – Universidade de São Paulo EESC-USP, Brasil . Orientador: Alvaro Costa Neto: Tese Doutorado.
Grando, D , Barbosa, R. S., Alvaro Costa Neto et al. (2022) AVALIAÇÃO DE PALMILHAS ELÁSTICAS DA SUSPENSÃO PRIMÁRIA DE TRUQUES FERROVIÁRIOS DE TRÊS PEÇAS. Anais do V Simpósio de Engenharia Ferroviária. Vol 1. DOI.: 10.17648/sef-2022-146934.
Guilherme Fabiano Mendonça dos Santos (2015) Análise Dinâmica de Segurança em Veiculo Ferroviário de Carga em Tangente considerando a excitação periódica da via permanente. Tese de Doutorado em Engenharia Mecânica – Universidade de São Paulo, . Orientador: Roberto Spinola Barbosa. DOI.: 10.11606/T.3.2016.tde-11072016-084449.
G.F.M. dos Santos R.S. Barbosa (2016) Safety analysis of a railway car under the periodic excitation from the track. Cogent Engineering, Volume 3, 2016 – Issue 1. DOI.: 10.1080/23311916.2016.1263027.
Guilherme FM dos Santos, Barbosa, R. S. (2015) Modeling of a railway vehicle travelling through a turnout. Proceedings of the Institution of Mechanical Engineers, Part F: Journal of Rail and Rapid Transit, Volume 230, Issue 4. DOI.: 10.1177/0954409715595256.
GRANDO, D. ; BARBOSA, R. S. ; COSTA NETO, A. ; Santos G. F. M. (2015) AN ANALYSIS AND SOLUTION OF A RAILWAY VEHICLE SPEED RESTRICTION. International Heavy Haul Conference – IHHA 2015.
Prado, M. Barbosa, R. S. et al. (2011) A STABILITY STUDY OF A THREE-POINT AND A FOUR-POINT SECONDARY SUSPENSION CONFIGURATION FOR A RAIL PASSENGER CAR. XIV IAVSD Symposium at England, p. 6. DOI: 10.13140/2.1.2595.7126
Luciano Ribeiro Pinto Consoli (2007) Análise do Comportamento Dinâmico Lateral de um Veiculo Ferroviário. Dissertação de Mestrado em Engenharia Mecânica – Universidade de São Paulo. Orientador: Roberto Spinola Barbosa. DOI.: 10.11606/D.3.2007.tde-08012008-161753.