A segurança veícular no tráfego sobre a via é atualmente motivo de forte preocupação em diversas companhias operadores de sistemas metro-ferroviários. Especialmente em condições adversas de tráfego ou em vias com grandes irregulares. Para garantir a segurança no tráfego normas internacionais permitem a avaliação completa do desempenho dinâmico do carro de passageiros. Trata-se de modelar o veículo (caixa flexível, truques, suspensão primária pneumática, suspensão secundária, traçado geométrico da via e irregularidades, etc.) e realizar uma série de simulações verificando o seu desempenho em diversas condições operacionais.
Acidentes são responsáveis anualmente por um grande número de perdas em termos financeiros e de alto impacto social, ocasionando prejuízos econômicos, materiais e eventual contaminação do meio ambiente devido ao tipo de carga transportada.
Barbosa, R. S. (2023) Monitoring railway track quality and safety using dynamic inertial response of the carbody and truck. Proceedings of the 12th International Heavy Haul Association Conference – IHHA, Rio de Janeiro, Brazil. DOI.:
Roberto Spinola Barbosa (2016) Evaluation of Railway Track Safety with a New Method for Track Quality Identification. Journal of Transportation Engineering, Volume 142, Issue 11, DOI: 10.1061/(ASCE)TE.1943-
Roberto Spinola Barbosa (2015) New method for railway track quality identification through the safety dynamic performance of instrumented railway vehicle. Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering; Volume 38, pages 2265–2275, DOI: 10.1007/s40430-015-0471-9
Veja também o trabalho de conclusão de curso sobre indicadores de segurança de veículo metro-ferroviários:
Titulo: Identificação de parâmetros de correlação entre comportamento dinâmico do veículo ferroviário e indicadores de segurança. Departamento de Engenharia Mecânica, Escola Politécnica da USP, São Paulo, TCC, 2011. Autor: Rodrigo de Castro Baker Botelho.