Segurança Veicular

A segurança veícular no tráfego sobre a via é atualmente motivo de forte preocupação em diversas companhias operadores de sistemas metro-ferroviários. Especialmente em condições adversas de tráfego ou em vias com grandes  irregulares. Para garantir a segurança no tráfego normas internacionais permitem a avaliação completa do desempenho dinâmico do carro de passageiros. Trata-se de modelar o veículo (caixa flexível, truques, suspensão primária pneumática, suspensão secundária, traçado geométrico da via e irregularidades, etc.) e realizar uma série de simulações verificando o seu desempenho em diversas condições operacionais.

 

Acidentes são responsáveis anualmente por um grande número de perdas em termos financeiros e de alto impacto social, ocasionando prejuízos econômicos, materiais e eventual contaminação do meio ambiente devido ao tipo de carga transportada.

 

Vídeos disponíveis na internet:   Efeito SanfonaTombamentoColisão traseira.
O veículo possui características próprias (frequências naturais e modos de vibrar) e a via possui irregularidades, sendo a excitação do veículo dependente da velocidade de tráfego. A avaliação e o monitoramento da segurança veicular  metro-ferroviário é objeto de pesquisa do LDSV buscando identificar, prever e evitar possíveis acidentes devido às condições inseguras de tráfego. O estudo da segurança ao tráfego do veículo é realizado pela modelagem, simulação e análise do comportamento dinâmico quando em tráfego sobre a via irregular em condições adversas de tráfego. O monitoramento do comportamento dinâmico do veículo é realizado por instrumentação embarcada com grande quantidade de sensores MEMS.
Para maiores informações sobre identificação e monitoramento da interação dinâmica veículo/via consulte as publicações:
Barbosa, R. S. (2021)  Identification of railway track quality and safety through the dynamic inertial response of railway carbody and truck. International Journal Heavy Vehicle Systems, Vol. 28, No. 4, pp. 542–562. DOI.: 10.1504/IJHVS.2021.10041916

Barbosa, R. S. (2023)  Monitoring railway track quality and safety using dynamic inertial response of the carbody and truck.  Proceedings of the 12th International Heavy Haul Association Conference – IHHA, Rio de Janeiro, Brazil. DOI.:

Barbosa, R. S. (2023) Monitoring railway track quality and safety(presentation). Proceedings of the 12th International Heavy Haul Association Conference – IHHA, Rio de Janeiro, Brazil.

Roberto Spinola Barbosa (2015) New method for railway track quality identification through the safety dynamic performance of instrumented railway vehicle. Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering;  Volume 38, pages 2265–2275, DOI10.1007/s40430-015-0471-9

Veja também o trabalho de conclusão de curso sobre indicadores de segurança de veículo metro-ferroviários:

Titulo: Identificação de parâmetros de correlação entre comportamento dinâmico do veículo ferroviário e indicadores de segurança. Departamento de Engenharia Mecânica, Escola Politécnica da USP, São Paulo, TCC, 2011.    Autor: Rodrigo de Castro Baker Botelho.