Objetivos
A Fórmula SAE desafia equipes de universitários de graduação e pós-graduandos a conceber, projetar, fabricar e competir com veículos pequenos do estilo fórmula.
Para dar às equipes máxima flexibilidade e liberdade para expressar sua criatividade e imaginação, há muito poucas restrições sobre a concepção global dos veículos. O desafio para as equipes é desenvolver um carro que possa competir com sucesso em todos os eventos descritos no regulamento FSAE. As competições dão às equipes a chance de demonstrar e provar tanto a sua criatividade quanto suas habilidades de engenharia em comparação com equipes de outras universidades ao redor do mundo.
A competição
A competição destinada ao tipo de carro que será desenvolvido pela Equipe Poli Racing chama-se Formula SAE e nasceu nos Estados Unidos há mais de 20 anos. É organizada pela Society of Automobile Engineers (SAE) e no ano 1998 foi importada para a Europa, realizando-se anualmente na Inglaterra (Silverstone).
Recentemente, foram criadas provas na Itália (FSAE Italy) e na Alemanha (Formula Student Germany), as quais são realizadas, respectivamente, na pista de testes da Fiat e no bem conhecido circuito de Hockenheim. Versões da competição Formula SAE existem ainda, entre outros, no Brasil (FSAE Brazil) que teve sua primeira versão em 2004, no Japão (FSAE Japan) e na Austrália (FSAE Australia).
O evento caracteriza-se pela competição entre alunos de faculdades de engenharia, desafiando os estudantes das universidades a idealizar, projetar, construir e competir com um bólido de corrida do tipo fórmula. O projeto inclui relatórios de custo, desenhos do carro com CAD, simulação dos subsistemas (freios, suspensão, direção etc.) com CAE entre outras atividades que promovem aprendizado e maturidade para os envolvidos. A competição possui provas estáticas, de apresentação e dinâmicas.
As provas estáticas constituem-se de:
- Inspeção Técnica
- Fabricação e Custos
- Apresentação do Projeto
- Projeto.
As provas dinâmicas são:
- Prova de Aceleração
- Skid Pad
- Autocross
- Prova de Resistência (Endurance)
- Economia de combustível
Uma observação importante é que para poder participar das provas dinâmicas é necessário que o carro passe pelas provas estáticas e de segurança.
Provas estáticas
Inspeção técnica: As provas estáticas são iniciadas com a inspeção técnica e de segurança para verificação do atendimento de todos os requisitos da FSAE, incluindo equipamentos de segurança do piloto. Caso algum item não seja atendido, o veículo deverá se adequar para obter a aprovação na re-inspeção, necessária para continuidade do veículo na competição.
Avaliação de custos e manufatura: o evento consiste na avaliação do relatório de custos e viabilidade de manufatura, considerando-se a precisão na estimativa para fabricação de 4 veículos por dia, e não somente o custo do veículo.
Apresentação: a prova avalia a capacidade da equipe em apresentar o conceito do projeto e o poder de convencimento em vender o seu projeto a empresários que tenham interesse em investir. Faz parte da avaliação a organização do grupo e a qualidade da apresentação. Membros da equipe terão 10 minutos para explanação sem interrupções. No final, 5 minutos serão dedicados à perguntas e repostas.
Projeto: avaliação da conceituação do veículo, emprego de tecnologias, inovações, qualidade do projeto e esforço empregado pela equipe. O evento inicia-se com a avaliação do relatório de projeto, que deve conter uma descrição breve do veículo, com discussão sobre pontos importantes do projeto, análises e testes. A pontuação é dada em função das respostas das questões colocadas durante a avaliação.
Provas dinâmicas
Aceleração: Avaliação da aceleração do veículo em trecho retilíneo e pavimentado, percorrendo uma distância de 75 m. São possíveis duas tomadas com um piloto e mais duas com outro. A mínima aceleração aceitável para pontuação corresponde ao tempo de 5,8 s, o que representa a velocidade média de 46,55 km/h. Caso o veículo não complete o percurso a pontuação é zero.
Skid Pad: O objetivo da prova é avaliar o desempenho do veículo em curva de superfície plana e raio constante. O carro deverá percorrer uma trajetória de dois círculos de 15,25 m de diâmetro em uma faixa de 3 m de largura. A pontuação baseia-se na performance do veículo quanto à aceleração lateral. As equipes poderão fazer duas tomadas e refazê-las com outro piloto.
Autocross: a prova destina-se a avaliação da dirigibilidade e conforto do veículo, combinando performance em aceleração, frenagem, direção e suspensão em um único evento. A velocidade média é entre 40 e 48 km/h em percurso de aproximadamente 805 m que inclui trecho retilíneo, curva de raio constante e variado, slalom e circuito misto. A pontuação é obtida em função do tempo decorrido no percurso.
Enduro e Economia de Combustível: o enduro e economia de combustível são avaliados em um único evento. No enduro avalia-se o desempenho geral do veículo, confiabilidade e durabilidade. A velocidade média é entre 48 e 57 km/h e máxima em torno de 150 km/h. O veículo deve percorrer 22 km no circuito que inclui trechos retilíneos, curvas de raios constantes e variados, slalom e chicanes. A pontuação obtida é em função do tempo utilizado para completar a prova. A pontuação para a prova de consumo de combustível é em função da média em km/l obtida na prova de enduro.