Descrição
As demanda por transporte publico metropolitano de passageiros tem levado as empresas de transporte nacionais ao aumentado a produtividade do transporte expandindo as linhas e quantidade de trens. Os novos sistemas tem sido fornecido pela indústria baseados em projetos internacionais. Desta forma a adequação à utilização no país deve ser verificada.
Técnicas de simulação numérica permitem avaliar novos projetos realizando a modelagem e simulação do seu comportamento dinâmico. Desta forma pode-se avaliar seu comportamento dinâmico do sistema individual (carro de passageiros) ou coletivo (trem) e verificar seu desempenho em segurança no tráfego e conforto dos passageiros para novas condições de utilização.
Objetivos
Desenvolver técnicas de modelagem e simulação computacional para a avaliação de desempenho dinâmico de sistemas de transporte de passageiros. Desenvolver as técnicas de medição experimental e tratamento de dados medidos em campo para realizar a validação de modelos numéricos. Refinar as técnicas de análise de dados e interpretação de requisitos de normas internacionais para homologação de novos prototipos baseado no desempenho dinâmico em conforto e segurança ao tráfego
Atividades
Os professores tem participado em atividades de avaliação de novos sistemas de transporte através da modelagem e simulação de comportamento dinâmico. Em geral as avaliações são realizadas baseadas em normas internacionais ( EN – 14.363, ISO-2631) que verificam o conforto e a segurança no tráfego.
Publicações:
Ver publicações de Roberto Spinola Barbosa.
Vídeo 1 : Trem da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos
Vídeo 2 : Trem da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos
Vídeo 3 : Trem da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos
Vídeo 4 : Trem da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos