Descrição
As demanda por eficiência tem levado as empresas de transporte nacionais ao aumentado a produtividade do transporte de carga. Esta meta pode ser alcançada aumentando a velocidade média de tráfego, aumentando a carga por eixo, aumentando a capacidade de carga dos vagões ou aumentando o tamanho do trem. Técnicas de simulação numérica permitem avaliar novos projetos utilizando técnicas de modelagem antes mesmo da construção do cabeças de série. Desta forma pode-se avaliar seu comportamento dinâmico do sistema individual (vagão) ou coletivo (trem) e desempenho de segurança para novas condições de utilização. Este tipo de análise pode ser aplicado a veículos existentes com objetivo de melhorar seu desempenho em tráfego e avaliar a durabilidade de componentes aumentando a vida útil.
Objetivos
Desenvolver ferramentas de modelagem e simulação computacional para a avaliação de desempenho dinâmica de sistemas de transporte de cargas (trem, locomotiva, vagão, passageiros, etc.).
Atividades
Os professores tem participado em atividades de avaliação de novos sistemas de transporte através da modelagem e simulação de comportamento dinâmico. Em geral as avaliações são realizadas baseadas em normas internacionais (AAR: Cap. XI, EN-14363, ISO-2631) que verificam o conforto e a segurança no tráfego.
Publicações
Ver publicações de Roberto Spinola Barbosa.