Sistema Monotrilho

O sistema monotrilho é uma ferrovia na qual a via consiste em uma única viga. Os veículos são similares a um carro de passageiros metroferroviário com dois truques, mas com rodas pneumáticas verticais e rodas laterais de guia. O sistema pode ser concebido com o veículo apoiado e guiado sobre a viga ou vinculado por baixo da viga. Na maioria dos casos, a viga é elevada. Os sistemas de monotrilho em geral são de média capacidade e frequentemente implementados aeroportos ou parques temáticos.  Atualmente sistemas com maior capacidade tem sido implementado em grandes cidades como São Paulo.  

 

 

 

 

Um modelo matemático de um veículo monotrilho do tipo straddle foi desenvolvido com o objetivo de estudar sua estabilidade e o efeito de técnicas de modelagem de pneus em sua resposta dinâmica. Um algoritmo foi desenvolvido para construir equações de movimento utilizando o método de sistemas multicorpos, considerando desvios do traçado geométrico da viga guia como entrada forçada. O modelo de pneus considera forças radiais e laterais. Quatro métodos para calcular forças laterais foram implementados e os resultados foram comparados. Um dos quatro modelos de veículos é linear e parametrizado com a velocidade longitudinal, possibilitando a análise de estabilidade baseada no locus dos autovalores. O amortecimento modal diminui com o aumento da velocidade longitudinal, aproximando-se assintoticamente de um sistema estável. Os resultados mostram que a variação da rigidez lateral do pneu pode ser um efeito importante a ser considerado na modelagem numérica do monotrilho, aumentando a precisão na previsão das forças laterais do pneu e consequentemente na avaliação da durabilidade do pneu.

Para mais informações sobre sistemas monotrilho consulte o artigo: Monorail vehicle model to study influence of tyre modelling on overall dynamics (2016) publicado no International Journal of Heavy Vehicle Systems (IJHVS), Vol. 23, No. 4. 

Autor: Gabriel Pedro Ramos Maciel. DOI: 10.1504/IJHVS.2016.079270