Home

01/10/2019

A Revista

A BALBÚRDIA (ISSN 2763-8499) é uma revista eletrônica de publicação semestral organizada pelos discentes do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (PIEC-USP).

O objetivo da BALBÚRDIA é divulgar a produção científica na área do Ensino das Ciências Naturais (Biologia, Física, Química) para qualquer nível de ensino que tenha sido previamente arbitrada (publicações em periódicos, dissertações e teses). A BALBÚRDIA, portanto, divulgará as ações do PIEC-USP e de outros programas de pós-graduação que vêm sendo realizadas no ambiente acadêmico em prol da melhoria da Educação nacional.

Dessa forma, a BALBÚRDIA é uma iniciativa que visa aproximar as comunidades interna e externas à universidade, tendo como meta  a democratização e a popularização do conhecimento científico produzido no meio acadêmico. Assim, toda a produção publicada na Revista BALBÚRDIA pode – e deve – ser reportada no Currículo Lattes, na seção Educação & Popularização de C&T > Texto em jornal ou revista.

Boa leitura a todos!

A BALBÚRDIA quer conhecer VOCÊ!

 

Em 2024, a BALBÚRDIA completa CINCO anos!
Para conhecermos o público que nos acompanha durante todo esse tempo, pedimos para que preencha nosso formulário. É rapidinho, leva 5 minutos!

 

NÚMEROS

TEXTOS DE DIVULGAÇÃO

Uma novela pode dialogar com a Educação Ambiental?

Pesquisadores utilizaram a novela “Pantanal” como fonte de debates acerca das questões socioambientais e degradação desse bioma.  Luiz Alberto de Souza Filho Doutorando em Educação em Ciências e Saúde pelo PPGECS/UFRJ. Mestre em Educação em Ciências e Saúde pelo mesmo programa, especialista em Ensino de Ciências (UERJ) e Licenciado em Ciências Biológicas (UERJ). Integro o[…]

Como pode a Educação Ambiental dialogar com ancestralidade e povos tradicionais?

A ancestralidade dos povos tradicionais, suas manifestações artísticas e políticas, precisam ser consideradas pelos processos educativos, especialmente no que se refere à Educação Ambiental Crítica. Rodrigo Castilho Freitas “Porque eu sou um cientista / O meu papo é futurista / É lunático”. Nessa cauda de cometa, sou educador ambiental e educador popular. Em nosso lindo[…]

A Química através de múltiplas lentes: um olhar para sua natureza

A Química pode ser lida através de múltiplas lentes condicionadas por fatores sociais, históricos e culturais. Qual(is) lente(s) você usa? Olá, me chamo Márcio Gil, sou graduando em Ciências e Tecnologia/UFRN e Mestrando no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática/UFRN. Tenho interesse por linhas temáticas como: Ensino de Química, Experimentação no Ensino[…]

Mudanças Climáticas nas escolas: a análise de documentos de uma rede de ensino nos ajuda a pensar sobre isso!

Pesquisadores analisam a situação da Rede Municipal de Ensino de Teresina (PI) com relação à Educação Ambiental e às Mudanças Climáticas. Luciene Silva Sou licenciada em Física pela UNESP (2011), além de mestra (2015) e doutora (2019) pelo PIEC-USP. A paixão por ciência e educação vem do ensino médio, por isso me aventurei em fazer a[…]

RESENHAS

Agroecologia, caminho para reconectar sociedade e natureza na educação básica

Obra resenhada: RIBEIRO, Dionara Soares; TIEPOLO, Elisiani Vitória; VARGAS, Maria Cristina; SILVA, Nivia Regina (orgs). Agroecologia na educação básica: questões propositivas de conteúdo e metodologia. São Paulo: Expressão Popular, 2017. Rodrigo Castilho Freitas “Porque eu sou um cientista / O meu papo é futurista / É lunático”. Nessa cauda de cometa, sou educador ambiental e[…]

O perigo da história única do ambientalismo: Malcom Ferdinand nos ensina a Ecologia Decolonial

Livro resenhado: FERDINAND, Malcom. Uma Ecologia Decolonial: pensar a partir do mundo caribenho. Tradução de Letícia Mei. Editora Ubu. 2022. Beatriz Vieira Freire Sou bióloga, funcionária do IB-USP e doutoranda do PIEC-USP. Trabalho no apoio de diversas pesquisas e participo do GPEAFE (https://educacaoambiental.ib.usp.br/). No doutorado pesquiso sobre a Educação Ambiental escolar e em Unidades de[…]

2084: uma ficção sobre o futuro de nosso planeta nem tão ficcional assim

Obra resenhada: POWELL, James Lawrence. 2084: uma ficção baseada em fatos reais sobre o aquecimento global e o futuro da Terra. Editora Sextante, 2022. O livro, escrito por um especialista na área, apresenta distopia com potencial conscientizador sobre os impactos devastadores das mudanças climáticas. Marcos Vinícius Ribeiro Ferreira Atualmente faço mestrado pelo Programa de Pós-graduação[…]

Entre Dúvidas e Certeza: Como Naomi Oreskes defende a Ciência em seu livro “Por que confiar na Ciência?”

Obra resenhada: ORESKES, Naomi. Why trust science? Editado por Stephen Macedo, Princeton University Press, 2019. Disponível para leitura no Kindle, compra pelo site da Amazon. Links para versão em inglês e em espanhol. Tradução em português ainda não disponível. Em “Por que confiar na Ciência?”, a escritora Naomi Oreskes nos convida a refletir sobre como[…]

ESPAÇO ABERTO

O problema com a Educação para o Consumo enquanto Tema Contemporâneo Transversal na BNCC

Rodrigo Castilho Freitas “Porque eu sou um cientista / O meu papo é futurista / É lunático”. Nessa cauda de cometa, sou educador ambiental e educador popular. Em nosso lindo balão azul, graduei-me em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela UNESP de Ilha Solteira. Atualmente, sou aluno de mestrado em Ensino de Ciências no[…]

Educação Ambiental em contextos de crises: articulando sustentabilidade e equidade em processos de pesquisa e intervenção educativa

Rosana Louro Ferreira Silva – Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas, mestra em Ecologia, doutora em Educação e livre docente em Educação e Biodiversidade. Atuo como professora associada do departamento de Zoologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. Oriento no programa de pós-graduação “Interunidades em Ensino de Ciências” da USP e no[…]

Relações entre a COP e a Educação Ambiental: o que esperar da conferência em Belém?

Apesar da grande projeção, há muito o que se questionar sobre a COP, que se realizará no próximo ano em Belém (PA), no que diz respeito à educação ambiental. Marcos Vinícius Ribeiro Ferreira Atualmente faço mestrado pelo Programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências (PIEC-USP) e conto com um auxílio da FAPESP. Tenho grande[…]

ENTREVISTAS

Professora Thaís Brianezi, professora da Escola de Comunicação e Artes da USP-SP argumenta sobre a educomunicação: “(…) mobilização das práticas dialógicas, conversadas, do fazer colaborativo de comunicação e educação e sempre com uma finalidade de emancipação, de transformação social”

Professora Thaís Brianezi, professora do Departamento de Comunicação e Artes da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (CCA/ECA/USP), conversa com a BALBÚRDIA sobre seu trabalho com a educomunicação. Professora Thaís Brianezi  possui graduação em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (2001), mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal[…]

“Nós somos o currículo em ação”: Anna Benite (UFG) discute a Lei 10.639/03 e outras resistências no contexto do Novo Ensino Médio

Iniciamos as publicações que comporão a edição de número 7 da BALBÚRDIA, cujo tema será “20 anos da Lei 10.639/2003 e as Relações Etnico-raciais e o Ensino de Ciências” com essa entrevista. As reflexões levantadas pela professora Anna Benite articulam este tema e o da edição de número 6 da BALBÚRDIA (“Ensino Médio: um campo[…]

“A Reforma do Ensino Médio naturaliza a desigualdade educacional”, enfatiza o professor Fernando Cássio.

Em entrevista concedida à Revista BALBÚRDIA, o professor e pesquisador Fernando Cássio fala sobre a naturalização da desigualdade e o cerceamento do direito à educação gratuita evidenciados pelo Novo Ensino Médio, além de defender a revogação da reforma.

BALBÚRDIA – Revista de Divulgação Científica by Discentes do PIEC – USP is licensed under CC BY-NC 4.0